NOTÍCIAS

Image-empty-state.png

Congresso DeepSea Minerals 2022

2022-10-20

O coordenador do Projeto de Extensão da Plataforma Continental, o Dr. Pedro Madureira irá participar no Congresso DeepSea Minerals 2022 que se realiza a 26 e 27 de Outubro em Bergen na Noruega. No dia 26 fará a comunicação "The Area: Update on Licensing".

"Área" é o termo utilizado para designar o leito do mar, os fundos marinhos e o seu subsolo além dos limites da jurisdição nacional dos países. A Área e seus recursos são património comum da humanidade.

Saiba mais sobre o congresso.

Image-empty-state.png

Workshop "For the promotion of the sustainable development of Africa’s deep-seabed resources in support of Africa’s blue economy

2022-10-05

O geólogo da EMEPC e coordenador do Projeto de Extensão da Plataforma Continental, Pedro Madureira participa no Workshop "For the promotion of the sustainable development of Africa’s deep-seabed resources in support of Africa’s blue economy" que decorre na Nigéria de 5 a 7 de Outubro.

Hoje foram realizadas pelo Pedro Madureira e apresentações:

- "The mechanism of ‘reserved areas’: overview and practical implications"

- Mineral resources of the Area and current status of marine mineral technology

Saiba mais

Image-empty-state.png

Bióloga da EMEPC ganha prémio Medusa d'Ouro 2022

2022-10-04

A Bióloga Monica Albuquerque da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) foi este ano distinguida pela equipa do GelAvista do IPMA com o prémio Medusa d'Ouro 2022 pelos registos de observações de organismos gelatinosos, que já realiza desde 2018 nos seus tempos livres.

O GelAvista é o programa responsável pela monitorização dos organismos gelatinosos em toda a costa portuguesa, Açores e Madeira, lançado em Fevereiro de 2016. Pretende envolver a comunidade no desenvolvimento da ciência, colmatando assim a falta de conhecimento em Portugal sobre os organismos gelatinosos.

Reúne informação acerca destes animais, recorrendo à participação dos cidadãos que frequentam as zonas costeiras – praias, estuários, rios, marinas, e outros – durante as suas atividades de lazer (passeio à beira-mar, mergulho, vela, surf, etc.) ou as suas atividades profissionais (por exemplo recolha nas redes de pesca).

Poderá saber mais sobre o programa e como participar na sua página oficial em https://gelavista.ipma.pt/

Um dia pode vir também a receber esta distinção! Torne-se um observador GelAvista e envie-nos os seus avistamentos através da nossa aplicação. Para qualquer questão, contacte-nos através de plancton@ipma.pt.

Image-empty-state.png

Eleição da geóloga Luísa Pinto Ribeiro para a Comissão Jurídica e Técnica da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos

2022-09-09

O Conselho da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos (ISA), com sede em Kingston, Jamaica, elegeu para a Comissão Técnica e Jurídica da ISA a Doutora Luísa Pinto Ribeiro, geóloga e membro da equipa da Estrutura de Missão para Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), reforçando o empenho de Portugal nas questões do Oceano tanto no âmbito nacional como internacional.

Saiba mais

Image-empty-state.png

Plataforma junta mulheres para salvar os oceanos

2022-09-21

Quando se fala de trabalho no Mar ainda muitos associam a um sector tradicionalmente masculino. A verdade é que a participação das mulheres é cada vez maior e mais importante. 400 delas incluindo mulheres EMEPC, juntaram-se agora numa Plataforma para salvar o Oceano.

São mais de 400 mulheres que assumem, numa plataforma, o duplo objetivo de potenciar o valor das mulheres no mar e a sustentabilidade. O grupo é bastante diverso e inclui investigadoras, cientistas ou biólogas a surfistas pescadores, mariscadoras, mergulhadoras, advogadas, professoras ou médicas de norte a sul do país, incluindo as ilhas.

O projeto procura mais entidades que o queiram apoiar pelo que caso tenha possibilidade de apoiar contacte: geral@helpimages.org

Saiba Mais

#mulheresdomar #EMEPC #rovluso #mardeportugal #portugalémar #ministérioeconomiaemar

Image-empty-state.png

Alunos do IST visitam navio de investigação Mário Ruivo e ROV Luso

2022-09-16

Na passada semana, no âmbito do 2º Curso de Amostragem Ambiental organizado pelo Instituto Superior Técnico 25 alunos do IST visitaram o NI Mário Ruivo e o ROV Luso, já instalado a bordo para a Campanha Oceanográfica "Crista Madeira-Tore"!
Saiba mais Aqui
#portugalémar #EMEPC #PEPC #mardeportugal #ipma #ministérioeconomiaemar #rovluso

Image-empty-state.png

EMEPC presente no X Simpósio sobre a Margem Ibérica Atlântica, MIA 2022

2022-07-06

Nos próximos dias 7 a 9 de julho, vai realizar-se o X Simpósio sobre a Margem Ibérica Atlântica, MIA 2022, em Bilbau. O objetivo deste Simpósio, organizado pela Universidade do País Basco UPV/EHU, é a apresentação de trabalhos científicos multidisciplinares na área das ciências marinhas. A EMEPC está presente neste simpósio por terras Bascas. Nos próximos dias acompanhe e fique a saber as novidades sobre os nossos trabalhos a apresentar!
#ministeriodaeconomiaemar #mia #EMEPC #PEPCc #iatlantic #explosea2 #rovluso
Programa detalhado: https://www.ehu.eus/documents/32930484/37421183/Programa_detallado_MIA2022.pdf/0870f0cd-d6e6-edac-c459-56c629831ffe?t=1656496547731

Image-empty-state.png

EMEPC realiza colóquio na Assembleia da República

2022-06-29

Na semana em que decorreu em Lisboa a 2ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, realizámos o colóquio “A Extensão da Plataforma Continental Portuguesa” na Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas na Assembleia da República. 

A Equipa da EMEPC liderada pela responsável Isabel Botelho Leal, o adjunto Pedro Madureira e os investigadores Luísa Pinto Ribeiro, Maria Simões e Frederico Dias apresentaram um Enquadramento global do Projeto de Extensão, explicaram como funciona a Comissão de limites da Plataforma Continental bem como a situação actual da Submissão Portuguesa e as oportunidades e desafios futuros.

Veja ou reveja a sessão Aqui

Galeria de Imagens



#UNOC2022

#EMEPC

#extensãodaplataforma

#ministeriodaeconomiaemar

#pepc

Image-empty-state.png

Visita à EMEPC Enidh Escola Superior Náutica e parceiros

2022-06-09

Os nossos vizinhos da Enidh Escola Superior Náutica acompanhados de um grupo de investigadores da NTNU - Norwegian University of Science and Technology e

USN - Southeastern University of Norway visitaram a EMEPC onde tiveram oportunidade de ver o Rov Luso em Operação.

Mais informação AQUI

Image-empty-state.png

Dia Mundial do Oceano 2022

2022-06-08

🌊 Celebrámos o Dia Mundial do Oceano com a participação na sessão de discussão da iniciativa Rise Up, que decorreu no Oceanário de Lisboa.

Mais de 20 mil alunos votaram nas suas prioridades para a proteção do Oceano e ontem foram discutidas ações concretas para compilar numa carta de compromisso que será entregue na sessão plenária da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, que decorre em Lisboa, no final do mês.

💪 Várias Escolas Azuis estiveram hoje muito bem representadas pelos seus alunos nesta sessão: AE Nazaré, AE João da Rosa, ES D. Manuel Martins, AE Ferreira de Castro, AE Gil Eanes, CED Nossa Sra. da Conceição, EB Mestre Arnaldo Louro de Almeida, EB Geraldes e EB da Prageira.

Os alunos participaram em grupos de discussão com moderadores de relevo: o Ministro da Educação, João Costa; a Responsável da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), Isabel Botelho Leal; o CEO da Fundação Oceano Azul, Tiago Pitta e Cunha; o vereador da educação da Câmara Municipal de Mafra , António Felgueiras; a Diretora-Executiva da Ciência Viva, Ana Noronha; a Ocean Leader e atleta de bodyboard, Joana Schenker; e a coordenadora do Estudo em Casa, Cláudia Torres.

🌊 Esta foi uma iniciativa da Direção-Geral da Educação, Oceano Azul Foundation, Estudo em Casa, Rede de Clubes de Ciência Viva na Escola e Escola Azul, onde demos voz aos mais jovens para votarem e discutirem nas prioridades e ações concretas para a defesa do Oceano.

#RiseUp4theOcean #EscolaAzul #LiteraciadoOceano #Oceano #Juventude #Jovens #Escolas #EstudoemCasa #Votação #UNOceanConference #RiseUp

Mais informação AQUI

Image-empty-state.png

Ministro da Economia e Mar e Secretário de Estado do Mar visitam a EMEPC

2022-04-28

Recebemos na EMEPC o Ministro da Economia e do Mar, Engº António Costa Silva e o Secretário de Estado do Mar, Engº José Maria Costa, em visita de trabalho às nossas instalações. Durante a visita foi realizada uma breve conversa em torno do Projeto de Extensão da Plataforma Continental, bem como uma demonstração do ROV Luso em Operação, de forma a mostrar as potencialidades do equipamento. 

Noticia completa Aqui

Image-empty-state.png

Rov Planet Magazine

2021-10-01

A campanha Imirabilis2 continua a dar frutos! Estamos na Revista ROV Planet!

https://issuu.com/marbisemepc/docs/rov_planet_imirabilis

Image-empty-state.png

Conheça a Equipa de participantes na 1º parte da Campanha Imirabilis2

2021-07-22

A primeira etapa da expedição irá dedicar uma semana à investigação da geologia do fundo do mar ao longo da elevação Açores-Biscaia. Esta 1ª parte da expedição é liderada pela EMEPC - Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental e envolve uma equipa alargada de cientistas de diferentes áreas e especialidades.

Conheça a equipa!

Image-empty-state.png

À descoberta dos ecossistemas profundos do Atlântico: Está de partida uma nova grande expedição internacional

2021-07-19

Em julho-agosto de 2021, a expedição iMirabilis2 irá explorar os ecossistemas de águas profundas relativamente desconhecidos ao redor das ilhas de Cabo Verde no Oceano Atlântico.

Ler a noticia completa

Image-empty-state.png

A EMEPC está de regresso ao Mar!

2021-07-19

A EMEPC está de regresso ao Mar!

Depois de todos os cuidados e restrições que a época pandémica obriga, estamos de novo preparados para embarcar na campanha iMirabilis2 do Projeto iatlantic.eu.


Saiba Mais

Image-empty-state.png

Testes Multifeixe realizados com sucesso!

2021-05-18

Recentemente foram concluidos com sucesso os testes do multifeixe, adquirido por fundos EMSO-PT, na piscina de testes na EMEPC.  O objectivo dos testes foi verificar o funcionamento do equipamento num ambiente mais próximo do ambiente operacional real. O próximo passo será integrar o sistema no ROV Luso antes da próxima campanha de mar a realizar-se em Julho!

Ver Mais

Image-empty-state.png

Deep Listening, Deep Sea(ing)

2021-04-01

Deep Listening, Deep Sea(ing), financiado pelas EEA Grants é o novo projecto da Companhia de Musica Teatral em colaboração com a Academia Internacional para a Música, Artes e Ciências em Marvão, a Fábrica Centro de Ciência Viva de Aveiro, a Universidade de Bergen, a Universidade de Aveiro e a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental. O projeto pretende desenvolver experiências artísticas que contribuam para a consciência da importância do oceano profundo, convidando adolescentes a criar "postais audiovisuais" e "bandas sonoras" para imagens / filmes que resultam do trabalho de cientistas que estudam o oceano profundo português e norueguês.

Saiba mais AQUI

Image-empty-state.png

Novo artigo científico com a colaboração EMEPC

2021-03-17

Foi recentemente publicado na revista Journal of Maps o artigo científico “High-resolution multibeam bathymetry of the northern Mid-Atlantic Ridge at 45–46° N: the Moytirra hydrothermal field” que representa mais um resultado científico da Campanha Explosea 2 realizada em 2019. O trabalho foi coordenado por Luis Somoza do IGME e contou com a colaboração da EMEPC e seus investigadores. Este trabalho apresenta um novo mapa batimétrico multifeixe de alta resolução de um segmento activo do fundo marinho na zona norte da Crista média Atlântica no Oceano Atlântico a 45-46º N. Este novo mapa batimétrico de alta resolução permite definir melhor a morfologia submarina do campo hidrotermal activo Moytirra, o único campo de alta temperatura identificado entre o Arquipélago dos Açores e a Islândia. As observações submarinas com o ROV Luso alcançando a parte mais profunda do sistema pela primeira vez mostram chaminés gigantes de Sulfato de Anidrite, com chaminés activas de fluidos negros e Sulfatos polimetálicos maciços, com até 20 m de altura.

Para saber mais sobre a Campanha Explosea2
Para ler o artigo

Image-empty-state.png

Dia Internacional Mulheres e Raparigas na Ciência

2021-02-11

Neste Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência que se assinala hoje, 11 de fevereiro, damos a conhecer algumas mulheres que trabalham em ciências marinhas e literacia do Oceano. Andreia Afonso, é Técnica e Piloto de ROV, na Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC)

VIDEO

Image-empty-state.png

A Tartaruga e o Menino do Mar

2021-02-10

O espectáculo "A Tartaruga e o Menino do Mar", uma criação da Ana Sofia Paiva e da Margarida Botelho para miúdos e graúdos, vai está disponível online (em formato vídeo-on-demand). Os bilhetes já estão à venda!

Ah! E há um jogo de tabuleiro associado ao espectáculo que pode ser descarregado e impresso em casa gratuitamente. Para jogar em família.

Esta programação gira em torno da reposição da exposição No Fundo Portugal É Mar, agora disponível em versão virtual. Com base em imagens cedidas pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC). Bons Mergulhos!

Saiba Mais