NOTÍCIAS

EMEPC edita novo video Institucional

2020-07-01

A EMEPC edita um novo video institucional. Explicamos agora: o que é a EMEPC? Quem somos? O que fazemos?Fique a saber tudo no nosso novo vídeo institucional!Ajude-nos a divulgá-lo. Partilhe!


Ver Mais





EMEPC prepara atividades online!

2020-03-13

Não paramos! Estamos ON!Estamos todos em teletrabalho de forma a colaborar o mais possivel para diminur o impacto da Pandemia Covid 19. Estamos disponiveis para a realização das atividades anunciadas no nosso site, para professores/turmas que continuem a leccionar à distância. Desta vez Online. Os professores interessados devem contactar-nos pelo email: info@emepc.mm.gov.pt

Ciclo No Fundo Portugal é Mar - De 25 de Setembro a 5 de Dezembro

2020-09-20

O ciclo No Fundo Portugal é Mar regressa à Fábrica das Artes do CCB este mês. A partir da próxima sexta-feira, dia 25 Setembro, arranca uma programação cheia de mergulhos artísticos e científicos, com actividades para todas as idades. 

Na sexta-feira, 25 de Setembro, abriram-se as portas para a reposição da exposição multimédia "No Fundo Portugal é Mar" com novos quadros, de Graça Castanheira, que inclui também uma pequena mostra Plasticus maritimus, o trabalho de Ana Pêgo sobre a problemática dos plásticos no oceano.

O Ciclo envolve uma série de atividades paralelas que incluem por exemplo formação para professores e uma série de mini-palestras online chamadas "Olhares sobre o mar"

O Ciclo no Fundo Portugal é Mar é uma parceria Centro Cultural de Belém, Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) e Lisboa Green Capital 2020

A Campanha ExploSEA 2 - As descobertas luso-espanholas na Crista Médio-Atlântica

2020-04-15

Foi recentemente publicado na Revista de Marinha o artigo: A Campanha ExploSEA 2 - As descobertas luso-espanholas na Crista Médio-Atlântica da autoria de Luisa Pinto Ribeiro, Inês Tojeira, Mónica Albuquerque, Pedro Madureira e Isabel Botelho Leal.


Ministro do Mar visita EMEPC

2020-02-18

O Ministro do Mar, Professor Ricardo Serrão Santos e a sua equipa visitaram hoje a EMEPC.
 

​A extensão da Plataforma Continental: perspetivas e realidades.

2019-10-09

Artigo da Responsável pela EMEPC, Isabel Botelho Leal, e do Coordenador do Grupo de Acompanhamento do Projeto de Extensão da Plataforma Continental e ex-Chefe do Estado Maior da Armada, Almirante Fernando Melo Gomes

Descoberto Campo de Corais moles nos Capelinhos - Reportagem RTP Bom Dia Portugal

2019-08-18

Descoberto Campo de Corais moles nos Capelinhos - Reportagem RTP Bom Dia Portugal

Descoberto Campo de Corais moles nos Capelinhos - Reportagem RTP Portugal em Direto

2019-08-18

Descoberto Campo de Corais moles nos Capelinhos - Reportagem RTP Portugal em Direto

A campanha Explosea2 chega ao fim!

2019-07-31

A campanha Explosea2 chega ao fim. Hoje regressamos a casa depois de:
50 Dias de Mar
9500 km de navegação
20 Mergulhos ROV
153 horas de mergulhos ROV
13 Cientistas
5 Pilotos ROV
10.000 Gigas Vídeo HD
24.101 Fotos de mergulho de habitats profundos

Ocean Campus Portugal

2019-07-22

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, apresentou esta segunda-feira o “Ocean Campus Portugal”, projeto de requalificação urbana e ribeirinha de toda a área entre Pedrouços (Lisboa) e Cruz Quebrada (Oeiras) que prevê um investimento total de 300 milhões de euros (público e privado).

Campanha Explosea2

2019-07-01

E pelo mar dos Açores a 2a parte da campanha Explosea2 a bordo do Navio Sarmiento de Gamboa terminou hoje ao largo do Faial com a saída de uma parte da equipa Rov. Como tradição a bordo foi tirada a foto de grupo com os cientistas a bordo! 

Levantamento hidrográfico nos Açores.

2019-06-30

O Instituto Hidrográfico (IH), através do navio da Marinha Portuguesa NRP D. Carlos I e da Brigada Hidrográfica (BH), em colaboração com o Governo Regional dos Açores (GRA) e a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), encontra-se a realizar um levantamento hidrográfico nos Açores.

A Missão Hidrográfica Açores 2019 foi desenhada pelo IH, em concordância com as atribuições e objetivos da Marinha Portuguesa no que respeita à investigação científica, nomeadamente, no que concerne ao programa de Mapeamento do Mar Português (http://www.hidrografico.pt/iprojeto/16), e no âmbito da cooperação institucional existente com o GRA e com a EMEPC.

O NRP D. Carlos I largou da Base Naval de Lisboa no passado dia 12 de julho, efetuando a sua primeira paragem, a 18 de julho, na Ilha do Faial e regressará a Lisboa no final do mês de agosto.

Prestar contas: Ministra do Mar

2019-07-21

Principais medidas da legislatura e Resultados da Governação

Expedição Luso-Espanhola descobre novo jardim de corais moles nos Açores

No âmbito da expedição científica Explosea2, foi descoberto um novo jardim de corais moles no mar dos Açores.
 

Mapeamento do Mar Português

O NRP D. Carlos I largou a 12 de julho, da Base Naval de Lisboa, para uma missão no Arquipélago dos Açores que se prolongará até agosto. Esta missão tem por objetivos realizar levantamentos hidrográficos (LH) no âmbito do projeto de Mapeamento do Mar Português, reforçar o Dispositivo Naval Permanente na Zona Marítima dos Açores (ZMA), cooperar no âmbito técnico-científico com o Governo Regional e a Universidade dos Açores e colaborar com a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC).
No âmbito do Mapeamento do Mar Português no arquipélago dos Açores, durante a permanência do navio na região estão planeadas duas fases distintas: uma que consiste no levantamento hidrográfico com sonar multifeixe dos montes submarinos (ecossistemas ricos e de particular relevância), a sul da Ilhas das Flores enquadrada na cooperação com a Universidade dos Açores; a outra fase, também consistindo num levantamento hidrográfico com sonar multifeixe, a Sudoeste da Ilha das Flores, numa zona remota para além da ZEE dos Açores, que decorre da colaboração com a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental.

Chaminé Hidrotermal em Exposição na ISA

No âmbito do 25º aniversário da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos, sediada em Kingston, Jamaica, será exposta uma chaminé hidrotermal recolhida do fundo marinho da Papuásia que foi também exibida em Lisboa, no Museu de História Natural, como parte da exposição “Mar Mineral” enquadrada no projecto europeu “Blue Mining: breakthrough solutions for sustainable deep sea mining”.
A EMEPC assegurou o transporte da chaminé para a Jamaica e agradece toda a colaboração prestada pelo Professor Fernando Barriga e com o Museu de História Natural.
A chaminé hidrotermal pode ser agora observada neste organismo das Nações Unidas responsável pela gestão das atividades de prospeção e exploração de recursos minerais no solo e subsolo marinhos para além da jurisdição nacional e considerados como património comum da Humanidade.

Lançamento do ROV Luso em direto na Campanha Explosea2

Assista ao lançamento do ROV Luso a bordo do Navio Sarmiento de Gamboa na Campanha Explosea2

Campanha Explosea2

E pelo mar dos Açores a campanha Explosea2 a bordo do Navio Sarmiento de Gamboa continua. Hoje o Rov Luso mergulha ao largo do Faial. 

Segunda parte da Campanha Explosea2

A segunda leg da Campanha Explosea2, a bordo do Navio Sarmiento de Gamboa, começou dia 3 de julho no Faial. A bordo equipas do CSIC/IGME, EMEPC, ITER, Universidad Complutense e IMAR procuram locais de interesse para o estudo de emissões submarinas associadas a vulcanismo.
Em 3 dias realizámos 3 mergulhos com o ROV “Luso”, em zonas de interesse situadas na crista dorsal médio-atlântica: num relevo de morfologia circular e num vulcão. Nos 3 locais de mergulho foram recolhidas amostras de geologia e de biologia que agora permitiram caracterizar os habitats explorados.
Foram também realizadas várias linhas de multifeixe para aquisição de batimetria, assim como perfis de CTD, recolha de amostras de água e vídeos de alta resolução das zonas de estudo.

Primeira parte da campanha oceanográfica EXPLOSEA2 chega ao fim

A primeira parte da campanha oceanográfica EXPLOSEA2, que procura explorar emissões de fluídos e mineralizações no fundo do mar, assim como os sistemas geológicos e biológicos associados, chega agora ao fim no Faial. Entre os dias 12 de junho e 2 de julho no navio oceanográfico Sarmiento de Gamboa com o ROV Luso a bordo, foram percorridas aproximadamente 2500 milhas marítimas no Atlântico a norte do Arquipélago dos Açores. De entre os dados recolhidos destacam-se as imagens e amostras obtidas no campo hidrotermal Moytirra à latitude 45ºN e próximo dos 3000 m de profundidade, onde ocorrem processos geológicos muito particulares. Este campo hidrotermal ativo é formado por chaminés que emitem fluidos a alta temperatura e que transportam para a superfície grandes quantidades de mentais sob a forma de sulfuretos. Outros dados recolhidos são os dados de batimetria que nos mostram a morfologia e as estruturas do fundo do mar ao longo da crista médio-Atlântica e dados de sondas multiparamétricas de CTD que permitem identificar anomalias nos parâmetros físico-químicos da coluna de água, caso esta esteja afetada por processos hidrotermais.
Esta expedição, liderada pelo geólogo Luís Somoza, resulta de uma colaboração luso-espanhola, entre o Instituto Geológico e Mineiro de Espanha e a Estrutura de Missão para Extensão da Plataforma Continental, que permite juntar meios operacionais e equipas de técnicos e de investigação com resultados muito positivos. A segunda parte da campanha irá recomeçar no dia 3 de julho para recolher mais dados, agora mais próximo da região dos Açores e irá terminar em Vigo no dia 27 de julho. Partilhe

CONTACTOS  

LINKS ÚTEIS  

Telefone: +351 213 004 165

Email: info@emepc.mm.gov.pt

 

Morada: Rua Costa Pinto, n.º 165

2770-047 Paço de Arcos - Portugal

DGRM_Logotipo_1C_PT_White_RGB.png

EMEPC - Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental  © Todos os direitos reservados, 2021