NOTÍCIAS

Ciclo No Fundo Portugal é Mar

De 25 de Setembro a 5 de Dezembro

O ciclo No Fundo Portugal é Mar regressa à Fábrica das Artes do CCB este mês. A partir da próxima sexta-feira, dia 25 Setembro, arranca uma programação cheia de mergulhos artísticos e científicos, com actividades para todas as idades. 

Na sexta-feira, 25 de Setembro, abriram-se as portas para a reposição da exposição multimédia "No Fundo Portugal é Mar" com novos quadros, de Graça Castanheira, que inclui também uma pequena mostra Plasticus maritimus, o trabalho de Ana Pêgo sobre a problemática dos plásticos no oceano.

O Ciclo envolve uma série de atividades paralelas que incluem por exemplo formação para professores e uma série de mini-palestras online chamadas "Olhares sobre o mar"

O Ciclo no Fundo Portugal é Mar é uma parceria Centro Cultural de Belém, Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) Lisboa Green Capital 2020

A Campanha ExploSEA 2 - As descobertas luso-espanholas na Crista Médio-Atlântica

Foi recentemente publicado na Revista de Marinha o artigo: A Campanha ExploSEA 2 - As descobertas luso-espanholas na Crista Médio-Atlântica da autoria de Luisa Pinto Ribeiro, Inês Tojeira, Mónica Albuquerque, Pedro Madureira e Isabel Botelho Leal.

Ministro do Mar visita EMEPC

O Ministro do Mar, Professor Ricardo Serrão Santos e a sua equipa visitaram hoje a EMEPC.
 

​A extensão da Plataforma Continental: perspetivas e realidades.

Artigo da Responsável pela EMEPC, Isabel Botelho Leal, e do Coordenador do Grupo de Acompanhamento do Projeto de Extensão da Plataforma Continental e ex-Chefe do Estado Maior da Armada, Almirante Fernando Melo Gomes

Descoberto Campo de Corais moles nos Capelinhos - Reportagem RTP Bom Dia Portugal

Descoberto Campo de Corais moles nos Capelinhos - Reportagem RTP Bom Dia Portugal

Descoberto Campo de Corais moles nos Capelinhos - Reportagem RTP Portugal em Direto

Descoberto Campo de Corais moles nos Capelinhos - Reportagem RTP Portugal em Direto

A campanha Explosea2 chega ao fim!

A campanha Explosea2 chega ao fim. Hoje regressamos a casa depois de:
50 Dias de Mar
9500 km de navegação
20 Mergulhos ROV
153 horas de mergulhos ROV
13 Cientistas
5 Pilotos ROV
10.000 Gigas Vídeo HD
24.101 Fotos de mergulho de habitats profundos

Ocean Campus Portugal

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, apresentou esta segunda-feira o “Ocean Campus Portugal”, projeto de requalificação urbana e ribeirinha de toda a área entre Pedrouços (Lisboa) e Cruz Quebrada (Oeiras) que prevê um investimento total de 300 milhões de euros (público e privado).

Campanha Explosea2

E pelo mar dos Açores a 2a parte da campanha Explosea2 a bordo do Navio Sarmiento de Gamboa terminou hoje ao largo do Faial com a saída de uma parte da equipa Rov. Como tradição a bordo foi tirada a foto de grupo com os cientistas a bordo! 

Levantamento hidrográfico nos Açores.

O Instituto Hidrográfico (IH), através do navio da Marinha Portuguesa NRP D. Carlos I e da Brigada Hidrográfica (BH), em colaboração com o Governo Regional dos Açores (GRA) e a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), encontra-se a realizar um levantamento hidrográfico nos Açores.

A Missão Hidrográfica Açores 2019 foi desenhada pelo IH, em concordância com as atribuições e objetivos da Marinha Portuguesa no que respeita à investigação científica, nomeadamente, no que concerne ao programa de Mapeamento do Mar Português (http://www.hidrografico.pt/iprojeto/16), e no âmbito da cooperação institucional existente com o GRA e com a EMEPC.

O NRP D. Carlos I largou da Base Naval de Lisboa no passado dia 12 de julho, efetuando a sua primeira paragem, a 18 de julho, na Ilha do Faial e regressará a Lisboa no final do mês de agosto.

Prestar contas: Ministra do Mar

Principais medidas da legislatura e Resultados da Governação

Expedição Luso-Espanhola descobre novo jardim de corais moles nos Açores

No âmbito da expedição científica Explosea2, foi descoberto um novo jardim de corais moles no mar dos Açores.
 

Mapeamento do Mar Português

O NRP D. Carlos I largou a 12 de julho, da Base Naval de Lisboa, para uma missão no Arquipélago dos Açores que se prolongará até agosto. Esta missão tem por objetivos realizar levantamentos hidrográficos (LH) no âmbito do projeto de Mapeamento do Mar Português, reforçar o Dispositivo Naval Permanente na Zona Marítima dos Açores (ZMA), cooperar no âmbito técnico-científico com o Governo Regional e a Universidade dos Açores e colaborar com a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC).
No âmbito do Mapeamento do Mar Português no arquipélago dos Açores, durante a permanência do navio na região estão planeadas duas fases distintas: uma que consiste no levantamento hidrográfico com sonar multifeixe dos montes submarinos (ecossistemas ricos e de particular relevância), a sul da Ilhas das Flores enquadrada na cooperação com a Universidade dos Açores; a outra fase, também consistindo num levantamento hidrográfico com sonar multifeixe, a Sudoeste da Ilha das Flores, numa zona remota para além da ZEE dos Açores, que decorre da colaboração com a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental.

Chaminé Hidrotermal em Exposição na ISA

No âmbito do 25º aniversário da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos, sediada em Kingston, Jamaica, será exposta uma chaminé hidrotermal recolhida do fundo marinho da Papuásia que foi também exibida em Lisboa, no Museu de História Natural, como parte da exposição “Mar Mineral” enquadrada no projecto europeu “Blue Mining: breakthrough solutions for sustainable deep sea mining”.
A EMEPC assegurou o transporte da chaminé para a Jamaica e agradece toda a colaboração prestada pelo Professor Fernando Barriga e com o Museu de História Natural.
A chaminé hidrotermal pode ser agora observada neste organismo das Nações Unidas responsável pela gestão das atividades de prospeção e exploração de recursos minerais no solo e subsolo marinhos para além da jurisdição nacional e considerados como património comum da Humanidade.

Lançamento do ROV Luso em direto

Campanha Explosea2

Assista ao lançamento do ROV Luso a bordo do Navio Sarmiento de Gamboa na Campanha Explosea2

Campanha Explosea2

E pelo mar dos Açores a campanha Explosea2 a bordo do Navio Sarmiento de Gamboa continua. Hoje o Rov Luso mergulha ao largo do Faial. 

Segunda parte da Campanha Explosea2

A segunda leg da Campanha Explosea2, a bordo do Navio Sarmiento de Gamboa, começou dia 3 de julho no Faial. A bordo equipas do CSIC/IGME, EMEPC, ITER, Universidad Complutense e IMAR procuram locais de interesse para o estudo de emissões submarinas associadas a vulcanismo.
Em 3 dias realizámos 3 mergulhos com o ROV “Luso”, em zonas de interesse situadas na crista dorsal médio-atlântica: num relevo de morfologia circular e num vulcão. Nos 3 locais de mergulho foram recolhidas amostras de geologia e de biologia que agora permitiram caracterizar os habitats explorados.
Foram também realizadas várias linhas de multifeixe para aquisição de batimetria, assim como perfis de CTD, recolha de amostras de água e vídeos de alta resolução das zonas de estudo.

Primeira parte da campanha oceanográfica EXPLOSEA2 chega ao fim

A primeira parte da campanha oceanográfica EXPLOSEA2, que procura explorar emissões de fluídos e mineralizações no fundo do mar, assim como os sistemas geológicos e biológicos associados, chega agora ao fim no Faial. Entre os dias 12 de junho e 2 de julho no navio oceanográfico Sarmiento de Gamboa com o ROV Luso a bordo, foram percorridas aproximadamente 2500 milhas marítimas no Atlântico a norte do Arquipélago dos Açores. De entre os dados recolhidos destacam-se as imagens e amostras obtidas no campo hidrotermal Moytirra à latitude 45ºN e próximo dos 3000 m de profundidade, onde ocorrem processos geológicos muito particulares. Este campo hidrotermal ativo é formado por chaminés que emitem fluidos a alta temperatura e que transportam para a superfície grandes quantidades de mentais sob a forma de sulfuretos. Outros dados recolhidos são os dados de batimetria que nos mostram a morfologia e as estruturas do fundo do mar ao longo da crista médio-Atlântica e dados de sondas multiparamétricas de CTD que permitem identificar anomalias nos parâmetros físico-químicos da coluna de água, caso esta esteja afetada por processos hidrotermais.
Esta expedição, liderada pelo geólogo Luís Somoza, resulta de uma colaboração luso-espanhola, entre o Instituto Geológico e Mineiro de Espanha e a Estrutura de Missão para Extensão da Plataforma Continental, que permite juntar meios operacionais e equipas de técnicos e de investigação com resultados muito positivos. A segunda parte da campanha irá recomeçar no dia 3 de julho para recolher mais dados, agora mais próximo da região dos Açores e irá terminar em Vigo no dia 27 de julho. Partilhe

Investigadora visita EMEPC

Na sequência das campanhas realizadas pela EMEPC ao logo dos últimos anos, algumas das amostras recolhidas podem ser estudadas por cientistas, através de um pedido de dados e amostras à EMEPC. Foi o que fez a Patricia Pérez García​, estudante de Doutoramento de Gestão e Conservação Marinha da Universidade de Cadiz. A Patricia estuda taxonomia de animais do grupo Platelmintes (são animais invertebrados de corpo achatado) e descobriu uma nova espécie para a ciência em amostras de Cascais recolhidas pela EMEPC, no âmbito do projeto M@rBis em 2015, e que agora está a ser descrita. Na passada semana visitou a EMEPC e mostrou a anatomia do animal ao microscópio. Se é investigador e tem interesse em analisar dados e amostras recolhidas pela EMEPC saiba que o pode fazer através do nosso site: www.emepc.pt/dados-e-amostras

A chegada à Crista médio-oceânica

No dia 16 de junho chegamos ao novo ponto de trabalho na crista médio-oceânica. Neste dia, devido às condições meteorológicas e ao estado do mar não foi possível fazer um mergulho com o ROV Luso pelo que se começou a aquisição de outros dados. Quando as condições permitirem voltaremos a mergulhar com o ROV.

Primeiros resultados da Campanha Explosea2

A campanha oceanográfica EXPLOSEA2, que procura explorar emissões de fluídos e mineralizações no fundo do mar assim com os sistemas geológicos e biológicos associados, saiu na madrugada de dia 12 de junho do porto de Vigo. A bordo no navio oceanográfico espanhol Sarmiento de Gamboa uma equipa liderada por Luis Somoza do Instituto Geológico y Minero de España leva consigo o ROV Luso da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC)e inclui investigadores nacionais da EMEPC e do IMAR. Dia 14 de junho decorreu com sucesso o primeiro mergulho com o ROV Luso numa estrutura submarina denominada King’s Trough onde foram recolhidas amostras de rocha e de biologia que permitirão estudar esta zona do Atlântico! 

Campanha Explosea2 no mar dos Açores

Estamos desde dia 11 de Junho em Campanha! Veja o video da mobilização do ROV a bordo do Navio Sarmiento de Gamboa. Até 27 de Julho estaremos ao largo dos Açores a realizar trabalhos para o projeto Explosea, que estuda as chaminés vulcânicas subaquáticas da Dorsal Atlântica, e para o Projeto de Extensão da Plataforma Continental. Mais noticias em breve. 

Piloto ROV Andreia Afonso na TSF

Add some more info about this item...

A piloto ROV da EMEPC Andreia Afonso a Geóloga Filipa Marques Abraham-James estiveram na TSF a falar do mar, do ROV LUSO, da geologia etc. No programa "Uma questão de DNA" para ver e ouvir no link abaixo.

https://www.tsf.pt/programa/uma-questao-de-adn/duas-mulheres-um-martelo-um-fato-macaco-e-um-robo-submarino-10931408.html

Série O Mar é o meu escritório no Alfa Pendular

5º Episódio de 24 de Junho a 7 de Julho 2019

De 24 de Junho a 7 de Julho 2019 nos comboios Alfa pendular da CP - Comboios de Portugal, será exibido na Tv Alfa Pendular o 5º episódio da Série o Mar é o meu escritório, produzido pelo projeto SNIMar na EMEPC. 

#emepc #snimar #omaréomeuescritório #cp# comboiosdeportugal

https://youtu.be/sh72zF_c1SQ

​A EMEPC esteve presente no European Maritime Day

A EMEPC esteve presente no European Maritime Day que decorreu no Centro de Congresso de Lisboa, dias 16 e 17 de Maio, participando das sessões e workshops organizados bem como divulgando a nossa atividade no stand. Trata-se de um grande encontro dos Oceanos promovido anualmente por Portugal e que contou com a presença, entre outros, do Comissário Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, Karmenu Vella.A edição deste ano do Oceans Meeting contou com representantes ao mais alto nível de 64 países, sendo que cerca de 25 representados por Ministros. Para além disso, contou ainda com a presença de decisores de organismos internacionais como Comissão Europeia, Organização das Nações Unidas, UNESCO, Organização Marítima Internacional (IMO), entre outros.

A EMEPC participou dias 10 e 11 nas Jornadas da Escola Azul

A EMEPC participou dias 10 e 11 nas Jornadas da Escola Azul que se realizam em Matosinhos organizadas pela DGPM. A bióloga Mónica Albuquerque da EMEPC participou no painel "A Minha profissão do Mar" onde pode contar aos alunos o trabalho na EMEPC. Participaram também as restantes instituições da tutela do Ministério do Mar: IPMA (Mónica Felicio), APP, DGRM (Maria do Carmo Cruz), GAMA (Tiago Teixeira), ENIDH (Comandante Hugo Bastos), Docapesca - Portos e Lotas, S.A. (Mestre Manuel Agonia Marques). O evento contou ainda com a presença da Sra Ministra do Mar Ana Paula Vitorino.

Exposição de Mar Profundo no Museu da Arrábida

No sábado 11 de Maio a EMEPC acompanhou uma viagem mar adentro. 
A partir do Museu Oceanográfico do Parque Natural da Arrábida os visitantes mergulharam até ao mar profundo através de uma visita guiada à exposição de Mar Profundo instalada no Museu da Arrábida.

Ao leme deste submersível Inês Tojeira, bióloga da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) que estuda os habitats de mar profundo do Atlântico Nordeste e a forma como estes se distribuem.

Os visitantes puderam conhecer como é feita a exploração destes ambientes tão inóspitos? Quem são os seus habitantes, que adaptações e comportamentos necessitam para aí viver?

O mar profundo ocupa 95% do espaço disponível para a vida no nosso planeta! O Museu deixa ainda o convite aos visitantes para que venham aprender mais sobre ele, e aproveitem para visitar a exposição temporária "Mar Profundo Português" e para conhecer mais sobre os exemplares do Museu recolhidos nas zonas profundas adjacentes ao Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha.

Este evento é realizado no âmbito do projeto Inforbiomares, co-financiado pelo PO SEUR , Portugal 2020, União Europeia (Fundo de Coesão) e Secil.

EMEPC participa na campanha Explosea à Antártida

Campanha EXPLOSEA

Entre os dias 9 de Fevereiro e 19 de Março de 2019, elementos da EMEPC estiverem na Antártida a participar na campanha EXPLOSEA, no âmbito da colaboração existente entre a EMEPC e o Consejo Superior de Investigaciones Científicas - Instituto Geológico y Minero de España (CSIC/IGME).

Escolas de Cascais visitam EMEPC

No inicio do mês de Abril, 280 crianças das escolas do Conselho de Cascais visitaram a EMEPC e o ROV Luso, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Cascais (CIAPS - Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal) e da EMEPC.

Os alunos tiveram oportunidade de aprender mais sobre o projeto de extensão da plataforma continental de Portugal, os seus beneficios e vantagens, e os recursos vivos e não vivos. Visitaram ainda o ROV Luso, um robot operado remotamente, que mergulha até aos 6000m de profundidade e que é usado pela EMEPC para recolha de amostras no mar profundo.

Caso queira também organizar uma visita contacte-nos pelo email: info@emepc.mm.gov.pt

Alunos de Carnaxide visitam a EMEPC e realizam exposição “Portugal é Mar”

Os alunos da Escola Secundária Camilo Castelo Branco do Agrupamento de Escola de Carnaxide realizou a Exposição "Portugal é Mar".

A exposição dos trabalhos realizados pelos alunos de Ciências e Tecnologias do 10º ano, sobre temas relacionados com a Visita de estudo realizada à Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental no 1º período foi um sucesso!
Desde a construção de um mini ROV, observação e recolha de lixo na praia de Algés, construção de jogos didáticos relacionados com a Biologia e a Geologia, elaboração digital de pósteres e construção de maquetas, os alunos conseguiram relacionar o que aprenderam na visita de estudo com os conteúdos abordados nas aulas de Biologia e Geologia, investigando sobre os temas que escolheram.
Com esta exposição, demonstrando a Ciência em ação, pretendeu-se divulgar os produtos finais aos colegas mais novos e a toda a comunidade escolar, conforme se pode ver nos momentos já registados.

Video disponivel em: https://www.facebook.com/ecarnaxide/videos/285998065657181/

EMEPC junta-se à onda de solidariedade por Moçambique

Os trabalhadores da EMEPC juntaram-se a todos os que querem ajudar Moçambique: No final de Março recolhemos comida, roupa e artigos de higiene que foram entregues à HELPO.

Estes bens seguiram para Moçambique para auxiliar as pessoas que foram afetadas pelo furacão Idai.

Caso queira também contribuir para esta campanha solidária, estas são algumas das instituições que ainda estão a recolher bens de primeira necessidade:

• Caritas Portuguesa - https://caritas.pt/donativos/

• OIKOS - http://www.oikos.pt/…/faca-um-don…/item/369-faça-um-donativo

• Cruz Vermelha Portuguesa - https://www.cruzvermelha.pt/formas-de-doar-dinheiro.html…

• HELPO - http://www.helpo.pt/pt/news/

Série O Mar é o meu escritório no Alfa Pendular

2º Episódio de 18 de fevereiro a 3 de Março 2019

De 18 de fevereiro a 3 de março nos comboios Alfa pendular da CP - Comboios de Portugal, será exibido na Tv Alfa Pendular o 2º episódio da Série o Mar é o meu escritório, produzido pelo projeto SNIMar na EMEPC. 

#emepc #snimar #omaréomeuescritório #cp# comboiosdeportugal
https://youtu.be/vA2ZJ2i2og8

Série O Mar é o meu escritório no Alfa Pendular

5º Episódio de 21 de Janeiro a 3 de Fevereiro 2019

De 21 de janeiro a 3 de fevereiro nos comboios Alfa pendular da CP - Comboios de Portugal, será exibido na Tv Alfa Pendular o 5º episódio da Série o Mar é o meu escritório, produzido pelo projeto SNIMar na EMEPC. 

#emepc #snimar #omaréomeuescritório #cp# comboiosdeportugal
https://www.youtube.com/watch?v=Psbd2fJpOxM&t=61s

Série O Mar é o meu escritório no Alfa Pendular

1º Episódio de 7 a 20 de Janeiro

Quem viaja nos comboios Alfa pendular da CP - Comboios de Portugal de 7 a 20 de Janeiro de 2019 , viaja na companhia do 1º episódio da Serie o Mar é o meu escritório, produzido pelo projeto SNIMar na EMEPC. #emepc #snimar #omaréomeuescritório #cp #comboiosdeportugal

https://youtu.be/CzdxjPn1GWI

Sessão comemorativa do Dia Nacional do Mar 2018

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, encerrou ontem a sessão comemorativa do Dia Nacional do Mar 2018, organizada pelo Ministério do Mar no auditório do IPMA.

A sessão contou com diversas apresentações, nomeadamente duas novidades tecnológicas. A de maior impacto foi a apresentação do novo portal BMar (Balcão Eletrónico do Mar - www.bmar.pt), uma nova plataforma online da DGRM que facilita, agiliza e desmaterializa diferentes procedimentos para os cidadãos e empresas.

Reportagem da RTP sobre a expedição #OceanoAzulExpedition

Amanhã,dia 8 de novembro, no programa "Linha da Frente" da RTP1 (21h00), é emitida a Grande Reportagem "Azul Profundo"

Amanhã,dia 8 de novembro, no programa "Linha da Frente" da RTP1 (21h00), é emitida a Grande Reportagem "Azul Profundo" sobre a #ExpediçãoOceanoAzul realizada nos Açores pela Oceano Azul Foundationem parceria com a Waitt FoundationNational Geographic Ocean#pristineseas Marinha Portuguesa Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC)

Jornalista: Jorge Almeida Almeida; Repórter de Imagem: José Serra; Edição: @Guilherme Brízido.

A EMEPC participou ontem na Conferência Mar em Português 2018

A EMEPC participou ontem na Conferência Mar em Português 2018, no Salão Nobre do Mosteiro dos Jerónimos. O Doutor Frederico Dias, assessor cientifico da EMEPC, apresentou o Projeto de Extensão da Plataforma Continental de Portugal, situação presente e perspetivas futuras e respondeu às questões dos presentes.

Workshop da ISA sobre Promoção da Cooperação do Desenvolvimento Sustentável dos Recursos do Mar Profundo

A Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos (ISA) organiza de 22 a 25 de Outubro um workshop sobre Promoção da cooperação do desenvolvimento sustentável dos recursos do mar profundo com a participação de Estados Africanos. O Workshop decorre em Abidjan, Costa do Marfim e o Dr. Pedro Madureira, adjunto da EMEPC e membro da Comissão Jurídica e Técnica da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos é um dos participantes. Mais detalhes em: https://bit.ly/2EBu0jh

A conferência da EMSEA decorre esta semana em Newcastle

A conferência da EMSEA (European Marine Science Educators Association) decorre esta semana em Newcastle, UK.

 

Foi com muito agrado que num dos posters expostos verificámos a referência à EMEPC e ao ROV Luso!

Apresentação ao público da Descoberta de uma Nau da Carreira das Índias no rio Tejo junto ao Bugio

Decorreu esta tarde no Forte de S. António da Barra a apresentação ao público da Descoberta de uma Nau da Carreira das Índias no rio Tejo junto ao Bugio.

 

A EMEPC felicita a Câmara Municipal de Cascais, o @CHAM e o @CINAV pela descoberta realizada no âmbito da Carta Arqueológica Subaquática do litoral de Cascais no qual a EMEPC também tem colaborado ao longo dos últimos anos.

Alunos do Saint Julian's School a bordo do Navio "Mar Portugal"

A bordo do Navio Mar Portugal recebemos hoje os alunos do 7°ano do Saint Julian's School para uma visita ao novo navio de investigação Mar Portugal e ao ROV Luso.

Os alunos visitaram ainda a exposição Mar Profundo Português que está aberta ao Público na Gare Marítima de Alcântara até final do mês com entrada livre. #marportugal #rovluso

VER MAIS

Gostaria de agendar a sua visita ao ROV Luso?

No inicio deste mês recebemos a Unidade de Apoio do Comando da Logística nas instalações da EMEPC para uma visita ao ROV Luso e para conhecerem o projeto de Extensão da Plataforma Continental. 


Se pertence a uma instituição e quer fazer uma visita de grupo ao ROV Luso, pf contacte-nos!

Routing the Future - Oceans Meeting 2018

Inauguração da Exposição "Mar Profundo Português"

Durante esta semana a exposição, Navio de Investigação Mar Portugal e o ROV Luso estarão na Doca de Alcântara abertos à visita do Público.
A Exposição estará depois até final do mês. #emepc #rovluso

Exposição "Mar Profundo Português" inserido no Oceans Meeting 2018

A decorrer até 30 de setembro, na Gare Marítima de Alcântara

Inserido no Oceans Meeting, a Gare Marítima de Alcântara vai receber a exposição "Mar Profundo Português" levando-nos desde os primórdios da oceanografia no nosso país até ao projeto de extensão da plataforma continental.

A visita guiada inclui a possibilidade de conhecer de perto o mais recente navio de investigação de Portugal, o "Mar Portugal" (IPMA), e ainda o ROV Luso (Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC)), um robô submarino capaz de mergulhar a 6000 metros de profundidade.

Marcação de visitas de escolas (entre 20 e 30 de setembro) para marprofundopt@dgpm.mm.gov.pt.

Notícia: "Campo Hidrotermal com efeitos positivos no clima e na pesca"

Oceans Meeting - dias 20 e 21 de setembro, em Lisboa.

Estão abertas as inscrições para o maior evento nacional dedicado ao tema dos Oceanos

Dada a elevada adesão ao evento poderá não conseguir lugar. Não perca pois esta oportunidade de confirmar a sua presença através da seguinte ligação: 

http://www.oceansmeeting.pt/internationalconference/

 

O evento contará com a presença do Secretário Geral da Organização Marítima Internacional (IMO), do Enviado Especial do Secretário Geral das Nações Unidas para o Oceano e do Secretário Geral da Organização Meteorológica Mundial.

A Escola Azul é um projeto da @DGPMPortugal

Com o novo ano letivo aí à porta, estamos à procura das escolas que querem trabalhar o mar, estejam elas no litoral, no interior ou nas ilhas.

Partilhem e ajudem-nos a encontrar as novas Escolas Azuis!

Em setembro, todos os caminhos do Mar vêm dar a Portugal!

Entre os dias 17 e 21 do próximo mês, o nosso país receberá quatro dos principais eventos mundiais sobre diversas atividades ligadas aos Oceanos, com foco na Economia, na Ciência, no Ambiente ou nos temas Sociais.

Entre os dias 17 e 21 de setembro decorrerá, pela primeira vez no nosso país, a Portugal Shipping Week 2018, prestigiado evento internacional sobre Transporte Marítimo e Portos. Em simultâneo, decorrerá também a Seatrade Cruise Med 2018, entre os dias 19 e 20 de setembro. Esta Semana Azul terminará com um outro evento que vem ganhando prestígio à escala global, a nível de governança dos Oceanos: o Oceans Meeting, que decorrerá entre os dias 20 e 21 de setembro.

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, reafirmou, numa entrevista ao Jornal Económico, a importância estratégica do processo de extensão da plataforma continental.

Para ler a entrevista na íntegra aceda ao seguinte link:

http://leitor.jornaleconomico.pt/download…