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Encontro SOVA

🦾SOVA - Scientific Ocean Vehicles Alliance - 2024: Obrigada a todos os que participaram presencialmente e online para promover a partilha de conhecimentos técnicos e de tecnologias de exploração científica oceânica submarina através das suas experiências operacionais e de desenvolvimento tecnológico.🌊


🤝Durante o evento #SOVA2024, que ocorreu nos dias 19 e 20 de Setembro, vários dos principais intervenientes nacionais e internacionais da esfera dos veículos científicos estiveram presentes. Este encontro teve particular importância, pois foi a primeira vez, desde da sua criação em 2020, pela mão do engenheiro mecânico chefe do Schmidt Ocean Institute(SOI), Jason Williams, que se realizou fora dos E.U.A. permitindo também expandir o convite a outros grupos europeus e a sua participação presencial, como foi o caso do  #IMAR, da #UTM CSIC, da KTH Royal Institute of Technology (#SMaRC), da University of Gothenburg e do INESC TEC (#CRAS).
 

📍No primeiro dia, o evento iniciou-se no #CIAPS com a apresentação dos participantes, dando especial ênfase aos novos membros, contextualizando o tipo de trabalho desenvolvido bem como os veículos científicos que possuem e desenvolvem. Terminámos a manhã com uma apresentação sobre as estratégias de gestão de dados científicos adquiridos pelos veículos durante as missões e software desenvolvido, liderada pelo Woods Hole Oceanographic Institution (WHOI)/SOI, abrindo espaço à discussão e partilha das diferentes estratégias de cada um relativamente a este ponto.
 

⛴️Aproveitando que decorria o #REPMUS2024 onde também a experimentação/colaboração/tecnologia/inovação são palavras-chave, fomos visitar os #AUV’s que faziam parte do exercício e conhecer alguns dos desenvolvimentos tecnológicos mais recentes dos mesmos. Esta sinergia foi promovida entre a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) e o  Laboratório de Sistemas e Tecnologias Subaquáticas, que é uma das instituições fundadoras desta iniciativa, iniciada em 2010, e que nos últimos anos tem sido o maior exercício de experimentação com veículos não tripulados do mundo.
Houve, ainda, lugar para mostrar algumas atualizações dos últimos trabalhos/#expedições/novas tecnologias, desde a apresentação do #REPMUS e do seu caráter de interoperabilidade (FEUP/ Laboratório de Sistemas e Tecnologias Subaquáticas), do ROV Subastian  e os planos para aquisição de um AUV (SOI), das campanhas do ROV Luso (EMEPC) de 2024, passando pelas atualizações de veículos e navios do  MBARI. 

 

🤖No segundo dia, demos a conhecer o ROV Luso e a sua infraestrutura, permitindo uma troca de experiências sobre ferramentas de amostragem, câmeras científicas, técnicas de amostragem, desafios de novos equipamentos, etc. 
 

🧑‍💻Da parte da tarde foi possível:
•Focar no desenvolvimento do departamento de software de AUV’s e a sua frota de veículos autónomos  🇬🇧National Oceanography Centre
•Conhecer o mais recente centro sueco de #robótica marinha, SMaRC
•Ter um vislumbre do novo conceito de veículo desenvolvido pelo WHOI #mROV
•Ver algumas das mais recentes aquisições (#DRIX) e a sua importância para o grupo Arditi
•Conhecer um pouco melhor dos equipamentos e navios da UTM-CSIC (#AUVHUGIN)
•Dar a conhecer melhor o grupo de robótica do INESCTEC CRAS e os seus veículos e desenvolvimentos de tecnologia submarina (#UnexMin #HUBAzul #MarProfundo)
•Discutir algumas das últimas modificações no ROV Jason e do inovador #NEREID (WHOI)
•Conhecer melhor o trabalho da Nautilus Live #OET e da sua missão de promoção do conhecimento e exploração do oceano
•O Ifremer mostrar os mais recentes desenvolvimentos nos seus veículos, o AUV  #Ulyx e a reformulação que decorre no ROV #Victor6000


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