EMEPC participa na Campanha Imirabilis2

A EMEPC está de regresso ao Mar!

Depois de todos os cuidados e restrições que a época pandémica obriga, estamos de novo preparados para embarcar na campanha iMirabilis2 do Projeto iatlantic.eu.

Com partida de Vigo, na Galiza no dia 23 de julho, a primeira parte da expedição, decorre até 30 de julho e é liderada pela EMEPC. Durante uma semana iremos dedicar-nos à investigação da geologia, habitats e ecossistemas do mar profundo ao longo da elevação Açores-Biscaia, uma crista linear de 3000m de altura situada a aproximadamente 700 km a oeste da costa da Península Ibérica.

Enquanto a equipa de cientistas ainda permanece de quarentena, a equipa de Pilotos ROV embarcou hoje no Navio Sarmiento de Gamboa onde procede à instalação do ROV Luso, que pode mergulhar até aos 6000m de profundidade e permitirá aos cientistas a bordo 6 semanas de novas descobertas!

 

Podem acompanhar as publicações diárias no blog de campanha: https://www.iatlantic.eu/imirabilis2-expedition/blog/

Também estamos por aqui se nos quiserem acompanhar:

• iMirabilis2 expedition website: www.iatlantic.eu/imirabilis2-expedition

• iAtlantic project website: www.iatlantic.eu

• Twitter: @iAtlanticEU #imirabilis2

• Instagram: @iatlanticEU

• Facebook @iatlanticeu

#emepc #mardeportugal #rovluso #portugalémar #pepc #oceano #imirabilis2 #iatlanticeu #DiscoveringTheDeep #Deepocean #ROV #SarmientodeGamboa

 

PS: Depois de 10 dias de quarentena e 3 testes covid negativos a equipa a bordo está dispensada de uso de máscara, uma vez que o navio está isolado de contactos exteriores.

 

Fotografias Drone: © Nuno Vasco Rodrigues, CSIC - iMirabilis_2

Fotografias a bordo: © Andreia Afonso, EMEPC, CSIC - iMirabilis_2