URL

O 7.º Concurso Nacional Kit do Mar, lançado pelo Kit do Mar/EMEPC, premiou trabalhos sobre o oceano realizados por escolas do Pré-Escolar ao Secundário. A entrega de prémios decorreu no dia 3 de junho de 2016 no Centro de Congressos de Lisboa, integrado no evento internacional Oceans Meeting e contou com a presença de 130 alunos.

O júri foi composto por elementos do Kit do Mar, Plano Nacional de Leitura, Agência Ciência Viva e Oceanário de Lisboa, que seleccionaram os melhores trabalhos realizados sobre o mar em cinco categorias: Pré-Escolar, 1.º Ciclo, 2.º Ciclo, 3.º Ciclo e Secundário. Os prémios atribuídos foram visitas ao Oceanário e atividades de observação de golfinhos com a Vertigem Azul.

Parabéns a todos os vencedores e a todas as escolas que participaram e trabalharam o mar com os seus alunos.


Pré-Escolar
Prémio: Visita teatral ao Oceanário de Lisboa, com o tema “E se eu fosse um Tubarão”
Trabalho Vencedor: “À Descoberta do Bacalhau” do Jardim de Infância de Caminha (Caminha)


1.º Ciclo
Prémio: Visita teatral ao Oceanário de Lisboa, com o tema “Vasco e os Heróis do Mar”
Trabalho Vencedor: “Saber Crescer com o nosso Mar” da Escola Básica do Facho (Esposende)


2.º Ciclo
Prémio: Passeio de observação de golfinhos no Sado, com a Vertigem Azul 
Trabalho Vencedor: “Mergulha Aqui, É Fish” do Colégio do Amor de Deus (Cascais)


3.º Ciclo

Prémio: Passeio de observação de golfinhos no Sado, com a Vertigem Azul
Trabalho Vencedor: “Maquete do Perfil dos Fundos Oceânicos" da Escola Básica Carlos Gargaté (Almada)


Secundário
Prémio: Passeio de observação de golfinhos no Sado, com a Vertigem Azul
Trabalho Vencedor: "O Que Tens para dar ao Mundo” do Colégio Pedro Arrupe (Lisboa)

 


URL

A entrega de prémios do 6.º Concurso Nacional Kit do Mar decorreu no dia 5 de junho de 2015 no Auditório Mar da Palha, no Oceanário de Lisboa. Pelo sexto ano consecutivo, a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, através do projeto Kit do Mar, lançou às escolas o desafio de trabalharem o mar ao longo do ano. Este ano, o mote do concurso foi “Portugal É Mar” e escolas de todo o país submeteram a concurso um pequeno vídeo do trabalho em que se envolveram durante o ano.

O júri foi composto por elementos do Kit do Mar, Aporvela, Docapesca, Plano Nacional de Leitura e Oceanário de Lisboa. Fizeram uma seleção do melhor trabalho de cada categoria e os vencedores marcaram presença na entrega de prémios que decorreu no Oceanário com a presença de mais de uma centena de alunos. Os prémios atribuídos neste 6.º Concurso Nacional Kit do Mar terão sido os melhores de sempre. Foram patrocinados pela EMEPC, Oceanário de Lisboa, Zoomarine e Picos de Aventura.

Os nossos parabéns a todos os vencedores e participantes!

Pré-Escolar
Prémio: Entradas na Kidzania e coleção “Gi e os Amigos” da Porto Editora
Trabalho Vencedor: “Portugal é Mar… Sesimbra É Peixe” da EB1/JI Sesimbra (Sesimbra)


1.º Ciclo
Prémio: “Dormindo com os Tubarões” do Oceanário e licenças da Escola Virtual da Porto Editora 
Trabalho Vencedor: “Sem Sacos de Plástico a Voar, os Oceanos Ficam a Ganhar” da Escola Básica das Lagoas (Ponte de Lima)


2.º Ciclo
Prémio: Experiência Algarve É Mar (viagem, alojamento e entradas no Zoomarine) 
Trabalho Vencedor: “As Viagens do Açúcar” do Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul (São Pedro do Sul)


3.º Ciclo
Prémio: Experiência Açores É Mar (viagem, alojamento, tour e observação de cetáceos com a Picos de Aventura) 
Trabalho Vencedor: “Faróis do Futuro para Portugal” do CED Nossa Senhora da Conceição (Lisboa)




URL

Foi no Dia Mundial dos Oceanos que decorreu a 5.ª edição do Concurso Nacional Kit do Mar. Organizado pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental em parceria com o Jardim Zoológico, o concurso reuniu 250 alunos entre os 4 e os 15 anos, que vieram de norte a sul do país para apresentar os trabalhos que realizaram sobre o mar ao longo do ano letivo. Para além das apresentações, que tiveram lugar no auditório do Jardim Zoológico, todos os jovens tiveram a oportunidade de visitar o recinto, numa visita orientada de acordo com o Programa Educativo do Zoo.

Com o apoio da Docapesca e da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, o Kit do Mar preparou também um conjunto de atividades sobre o mar para entreter os participantes à margem das apresentações: Jogo do Mar, Come o Peixe Certo, Atelier Sensorial do Pescado e Showcooking.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu na Baía dos Golfinhos e contou com a presença do Secretário de Estado do Mar. Foram premiados os melhores trabalhos nas quatro categorias a Concurso (Pré-Escolar, 1.º Ciclo, 2.º Ciclo e 3.º Ciclo). Os prémios foram oferecidos por entidades ligadas ao Mar e não só: EMEPC, Vertigem Azul, Oceanário de Lisboa, Zoomarine e Continente. No final todos os grupos participantes tiveram a oportunidade de tirar uma fotografia de grupo com um leão-marinho do Jardim Zoológico.

Conheça os Vencedores!

 


URL

Pelo 4.º ano consecutivo, a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) organizou o Concurso Nacional Kit do Mar, um evento em torno do tema Mar que uniu 560 alunos no Pavilhão do Conhecimento.

Escolas de todo o país e alunos de todas as idades acorreram a Lisboa para apresentarem os trabalhos realizados ao longo do ano letivo no âmbito do Kit do Mar. À sua espera tinham um grande número de atividades que os levaram passar um dia inesquecível. Tiveram, por exemplo, a oportunidade de visitar a exposição do Pavilhão do Conhecimento “T-rex – quando as galinhas tinham dentes”; participar em atividades no Centro Náutico da Marina do Parque das Nações ou de desenvolverem pequenos projetos informáticos no Atelier Sapo Scratch. Ao seu dispôr existiam atividades muito diversas e organizadas por diferentes entidades: PT, Plano Nacional de Leitura, Aporvela, Docapesca, Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Jardim Zoológico e EMEPC.

No auditório, numa cerimónia que contou com a abertura da Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, decorreram as apresentações dos trabalhos, divididas pelas cinco categorias a concurso (pré-escolar, 1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º ciclo e Secundário).

Conheça os Vencedores

Participação de Alunos numa Campanha Científica

>


URL

A Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) realizou no dia 9 de maio de 2012 um evento de características únicas no nosso país. O Concurso Nacional Kit do Mar trouxe ao Pavilhão do Conhecimento mais de 600 alunos de todas as idades que vieram apresentar os trabalhos que realizaram ao longo do ano letivo no âmbito do Kit do Mar. Além das apresentações dos melhores projetos, os jovens que participaram no Concurso tiveram direito a um variado leque de atividades marítimas. Puderam visitar o navio NTM ‘Creoula’, viram a exposição do Pavilhão do Conhecimento “O mar é fixe mas não é só peixe”, participaram em atividades de caiaque no Centro Náutico da Marina do Parque das Nações, integraram ateliers de reciclagem e ‘showcooking’ promovidos pela Docapesca (em parceria com a Escola Profissional de Turismo e Hotelaria de Lisboa).

Ao todo estiveram representadas 27 escolas, oriundas de locais tão díspares como Caminha e Faro. Todos contribuíram para fazer deste um dia inesquecível de comunhão da comunidade escolar com o Mar. Os nossos parabéns a todos os participantes!


Lista de Vencedores

 

Pré-Escolar

1º Prémio (Entradas no Zoomarine) - "Juntos Vamos Descobrir o Mundo" do Colégio Pedro Arrupe
2º Prémio (Atividade na Caravela Vera Cruz da Aporvela) - "Meninos Rabinos" do Infantário Meninos Rabinos
3º Prémio (Atelier da Agência Ciência Viva no Pavilhão do Conhecimento) - "Piratas" da EB1/JI da Abóbada Nº 2
Melhor Poster - "O Simpático Polvo Rui" da EB1/JI da Abóbada Nº 2

 

1º Ciclo

Ex-aequo 1º Prémio (Atividade "Dormir com os Tubarões" do Oceanário de Lisboa) - "Os Tubarões de Torres Vedras" da EB1 Padre Francisco Soares
Ex-aequo 1º Prémio (Observação de Golfinhos com a Vertigem Azul) - "Adamastores" do Colégio Pedro Arrupe
3º Prémio (Visita à lota da Docapesca) - "Um Mar de Emoções" da EB1 de Loução/Venade
Melhor Poster - "Pescadores e Varinas" da EB1 da Póvoa de Santo António

 

2º Ciclo

1º Prémio (Programa "Dolphin Emotions" no Zoomarine) - "Aspirantes a Marinheiros" da Casa Pia de Lisboa
2º Prémio (Viagem num galeão da Troia Cruze) - "Clube de Ciência Investiga e Experimenta" da EB23 Mário de Sá Carneiro
3º Prémio (Atividades de canoagem e batismo de vela no Centro Náutico da Marina do Parque das Nações) - "Os Pinheirinhos" da EB de Venda do Pinheiro
Melhor Poster - "5ºB" do Colégio do Sagrado Coração de Maria

 

3º Ciclo

1º Prémio (Batismo de Surf com a Pocean) - "Adotámos um Troço de Mar" da EB23 Dr. Joaquim Magalhães
2º Prémio (Entradas no Aquashow) - "Os Cientistas das Avencas" da Escola Frei Gonçalo de Azevedo
3º Prémio (Workshop Mini-Rov na EMEPC) - "O Que É a Biodiversidade Marinha" do Colégio Pedro Arrupe
Melhor Poster - "TMM" da EB23 de Alcabideche

 

Secundário

1º Prémio (Participação na Campanha Oceanográfica da EMEPC) - "Clube de Ciência ESBB" da Escola Secundária da Baixa da Banheira
2º Prémio (Estágio num laboratório científico com a Agência Ciência Viva) - "Bloom" da Escola Secundária de Valongo
3º Prémio (Batismo de Mergulho com a Subnautilus) - "Turma do Coral" da Escola Secundária de Monserrate
Melhor Poster - "Little Nothings" da Escola Secundária de Monserrate


URL

Criatividade, pedagogia e muita animação! Foi assim a 2.ª edição do Concurso Nacional Kit do Mar que reuniu 442 alunos e 69 professores no Centro Ciência Viva de Estremoz. Oriundos de 25 escolas, os grupos de alunos vieram um pouco de todo o país e contribuíram com o seu entusiasmo para um Dia da Criança (1 de junho de 2011) único e inesquecível.

Organizado pela Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar (EMAM), que contou com a parceria do Centro Ciência Viva de Estremoz, o Concurso Nacional Kit do Mar reuniu os melhores trabalhos realizados ao longo do ano 2011 no âmbito do Kit do Mar. Nesse ano, a EMAM recebeu um total de 107 projetos, 82 dos quais mereceram honras de apresentação em Estremoz, tendo sido avaliados por um júri multidisciplinar. Teresa Rafael (EMAM), Rui Dias (Centro Ciência Viva de Estremoz), Andreia Rijo (Agência Cascais Atlântico), Fernando Ribeiro e Castro (Fórum Empresarial da Economia do Mar), Carlos Pepê (Centro Educativo Alice Nabeiro) e Tiago Pitta e Cunha (Consultor do Presidente da República em Assuntos do Mar) foram os elementos responsáveis pela avaliação dos trabalhos.

No final do dia foram anunciados os projetos premiados. Na categoria dos mais jovens (Pré-Escolar e 1.º Ciclo), o trabalho vencedor veio de Viana do Castelo, do Centro Escolar Santa Marta de Portuzelo. Intitulado de “Amor ao M@r”, este projeto visou a montagem e estudo de um aquário com água e espécies marinhas da praia de Viana. O grupo de oito alunos responsável pelo desenvolvimento do trabalho foi premiado com um programa de interação com golfinhos oferecido pelo Zoomarine de Albufeira.

Na categoria do 2.º e 3.º ciclo, o grupo vencedor veio do Colégio St. Julian’s de Carcavelos. O trabalho “Sac-off”, que apresenta propostas para minimizar o problema da poluição causada pelos sacos de plástico no Mar, foi o favorito do júri e valeu aos 10 alunos que o realizaram uma viagem à ilha da Madeira e uma visita ao N.T.M. “Creoula”.

Mas o dia no Centro Ciência Viva de Estremoz não se fez só de apresentações de trabalhos. Ao longo de todo o dia, alunos e professores tiveram a oportunidade de participar em inúmeros ateliers educativos e científicos promovidos pelo Centro de Ciência Viva de Estremoz, nomeadamente visitas guiadas à exposição Rovin dos Mares. Entidades como a Agência Cascais Atlântico, a Aporvela, o Zoomarine ou o programa Coris/Haliotis também organizaram workshops temáticos dedicados aos mais jovens e sempre ligados ao Mar. A EMAM teve sob a sua responsabilidade o Atelier do Mar, com atividades de pintura, desenho e o jogo da pesca sustentável.


URL

O 1º Concurso Nacional kit do Mar, realizou-se no dia 25 de maio de 2010 na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril onde se juntaram cerca de 500 crianças e jovens e respectivos professores de todo o país e que contou na entrega de prémios com a presença do Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, Marcos Perestrelo, do responsável pela EMAM e pela EMEPC, Manuel Pinto de Abreu, o Vice – Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras e o Presidente do Instituto Português de Transportes Marítimos (IPTM), Miguel Sequeira.  

O programa que animou crianças e jovens de todas as idades, contou com atividades desenvolvidas pelo stand da LIDL que patrocinou esta iniciativa bem como com outras diversões promovidas por instituições e empresas que apoiaram este evento. Ao longo do dia os alunos apresentaram os trabalhos, que foram a concurso, que incluíram apresentações em powerpoint, peças de teatro, musicais, etc. Para os mais velhos, decorreram palestras sobre os assuntos do mar. No exterior do recinto foram desenvolvidas atividades sobre o manuseamento de ROVs bem como uma demonstração de segurança nas embarcações. 

O final do dia foi preenchido com a atribuição de prémios e menções honrosas.

1.º Prémio – Visita à Ilha da Madeira e integração na campanha EMEPC/M@rBis/Selvagens 2010

  • Escola do Ensino Básico dos 2º e 3º Ciclos do Bairro Padre Cruz – “Trabalho de campo numa praia do concelho de Cascais” – Prof. Maria Manuel Passas
  • Escola Secundária de Loulé – "Geologia e biologia do Gorringe e Lucky Strike” – Prof. Hélder Pereira

2.º Prémio - Visita de grupo ao Oceanário de Lisboa “Dormir com os tubarões”

  • Estabelecimento de Ensino de Santa Joana – "Mural da Biodiversidade Marinha" – Prof. Ana Sobral Santos

3.º Prémio – Visita de grupo ao Zoomarine “Volta ao Zoomarine em 60 minutos”

  • Escola Salesiana do Estoril – “Coreografia do fundo do mar” - Prof. Maria João Coelho Pinto

Menções honrosas (escolas) – uma assinatura da Revista da Marinha

  • Escola Básica e Secundária de Carcavelos - Cascais
  • Escola Secundária de Loulé - Loulé
  • Escola Salesiana do Estoril – Cascais
  • Escola Básica do 2.º e 3.º ciclo de Alapraia – Cascais
  • Estabelecimento de Ensino de Santa Joana – Aveiro
  • Escola do Ensino Básico do 2.º e 3.º ciclo do Bairro Padre Cruz – Lisboa

Menções honrosas (Língua Portuguesa) – brindes diversos:

  • Estabelecimento de Ensino de Santa Joana – Aveiro – “Fantoches e Fantasias de Carnaval” – Prof. Ana Sobral Santos
  • Colégio da Bafureira - Cascais – "Música para a sensibilização dos Efeitos da Pesca Excessiva" - Prof. Patrícia Freire

Menção honrosa para o melhor trabalho do Pré-escolar:

  • Escola Básica do 1.º ciclo com Jardim de Infância nº5 de Barreiro – Barreiro - “Mar limpinho/Mar poluído” – Prof. Sandra Loução e Educadora Helena Esteves
FaLang translation system by Faboba

Contactos


Telefone: +351 213 004 165

Fax: +351 213 905 225

Informações sobre o

Projeto de Extensão da Plataforma Continental:

Email: info@emepc.mm.gov.pt

Morada: Rua Costa Pinto, N.º 165

2770-047 Paço de Arcos - Portugal

Morada Postal: Apartado 1139

2771-901 Paço de Arcos 

Siga-nos