O M@rBis (Marine Biodiversity Information System) é um sistema de georeferenciação da biodiversidade marinha nacional. Tem como principais objetivos a compilação e integração de dados sobre a biodiversidade marinha nacional e a gestão dessa mesma informação. São igualmente objetivos do sistema M@rBis o desenvovimento de um catálogo de biodiversidade marinha portuguesa e dos possíveis detentores de dados, fornecendo uma valiosa ferramenta de pesquisa para toda a comunidade científica; recuperar informação histórica, promovendo o acesso e a partilha de dados e assim contribuir para a rede global de investigação, monitorização e conservação do oceano e prestar apoio na identificação das espécies e habitats relevantes para a conservação da natureza.
O sistema M@rBis foi concebido para servir de ferramenta de apoio à decisão especialmente no processo de extensão da Rede Natura 2000 (RN2000) ao meio marinho e é coordenado e desenvolvido pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) no quadro dos requisitos técnicos e científicos recomendados pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e com o apoio da comunidade científica portuguesa, laboratórios de estado e laboratórios associados portugueses.
Campanhas EMEPC/M@rBis
A campanha EMEPC/M@rBis/Algarve2013, no seguimento do que se tem feito em anos anteriores (2010, 2011 e 2012), tem como principal objetivo a inventariação e caracterização das espécies e dos habitats marinhos da costa sul de Portugal.
A equipa EMEPC, em conjunto com mergulhadores, equipas de biólogos marinhos e especialistas em identificação de flora e fauna marinhas, pretende amostrar, identificar e cartografar os valores da biodiversidade aí existentes.
Adicionalmente, estarão a bordo equipas científicas que desenvolveram projetos específicos a realizar nesta área de Portugal continental. Durante a campanha, todos os trabalhos terão início com amostragens em pontos de mergulho previamente selecionados. O resultado dessas amostragens – censos visuais, colheitas pontuais, raspagens de áreas confinadas (por quadrados de amostragem 25x25 cm2) – é levado para bordo do NTM “Creoula” e triado. Esta triagem, ou separação por grandes grupos taxonómicos, é efetuada por outras equipas, que com o auxílio de guias de identificação e lupa binocular (com máquina fotográfica incorporada) executa a primeira catalogação dos espécimes trazidos. De seguida, todas as amostras são acondicionadas em recipientes específicos (frascos, tubos, sacos de congelamento), devidamante etiquetadas e segundo um determinado método de conservação (a frio, em álcool, a seco).
Posteriormente, e já em terra, todas as amostras sofrem uma triagem mais pormenorizada: no laboratório, com auxílio de lupas binoculares, microscópios, guias de identificação detalhados, as amostras são analisadas e separadas com maior minúcia, isto é, em grupos taxonómicos mais específicos. Atingindo esta fase, as amostras podem seguir diversos percursos, nomeadamente, a cedência a grupos de trabalho de universidades ou laboratórios (de estado ou associados) nacionais ou internacionais, a investigadores especialistas numa determinada área, constituírem coleções de referência em museus, etc..
Por último, toda a informação gerada é carregada no sistema M@rBis, permitindo desta forma cartografar a biodiversidade marinha da área amostrada.
O Projeto M@rBis
Biodiversidade Marinha de Portugal
Campanha 2015
A Campanha
Organizadores
Instituições Participantes
Projetos a Bordo
Diário de Bordo
Equipa
Conferências a Bordo
Notícias
Projeto M@rBis
Faces do Creoula
Campanha 2014
Anúncio
Participantes
Fauna e Flora
Conferências de Bordo
Projeto Marbis
Galeria de imagens
Apoio
teste
Campanha 2013
Projetos convidados
Apoios
Campanha 2012
Entidades participantes
Descrição
Faces do Kit
Ponto da Situação
Avisos aos Participantes
Campanha 2011
EMAM/PEPC_M@rBis/2011
Posição N.T.M. Creoula
Agenda
Imprensa
Campanha 2010
Objetivos
Patrocinadores
Visualizador M@rBis
Publicações
Exposição de Imagens
BioMar PT
ler +
VER MAIS
Nome
Email
Escolha a(s) área(s) de interesse:
Rov Luso
Projeto de Extensão
Geral
Telefone: +351 213 004 165
Fax: +351 213 905 225
Informações sobre o
Projeto de Extensão da Plataforma Continental:
Email: info@emepc.mm.gov.pt
Morada: Rua Costa Pinto, N.º 165
2770-047 Paço de Arcos - Portugal
Morada Postal: Apartado 1139
2771-901 Paço de Arcos
Siga-nos