CAMPANHA EXPLOSEA

EMEPC participa na campanha Explosea​ à Antártida

Entre os dias 9 de Fevereiro e 19 de Março de 2019, elementos da EMEPC estiverem na Antártida a participar na campanha EXPLOSEA, no âmbito da colaboração existente entre a EMEPC e o Consejo Superior de Investigaciones Científicas - Instituto Geológico y Minero de España (CSIC/IGME).

 

A campanha na Antártida decorreu a bordo do navio espanhol BIO Hespérides (A33), ao largo das Ilhas da Decepcion e Livingston, no arquipélado de Shetland do Sul. 

O objectivo do projecto EXPLOSEA é focado no estudo de emissões submarinas associadas a vulcanismo, para o qual a EMEPC contribuiu, para além de equipamento especializado, com experiência e conhecimento técnico na operação desses equipamentos para a recolha de dados. Foram feitos inúmeros perfis de CTD (condutividade, temperatura e profundidade), dragas, recolhidas amostras de água e gravados vídeos de alta resolução das zonas de estudo.
 

Foi uma experiência enriquecedora e cheia de aprendizagem, porque os desafios operacionais foram enfrentados num ambiente mais extremo, com regras e procedimentos mais rígidos e que obrigaram a uma adaptação, mesmo para quem já tem algumas campanhas oceanográficas no currículo.
 

Página oficial do projecto: http://www.igme.es/explosea/index.html

  CONTACTS  

Telephone: +351 213 004 165

Fax: +351 213 905 225

Email: info@emepc.mm.gov.pt

 

Address: Rua Costa Pinto, n.º 165

2770-047 Paço de Arcos - Portugal

Postal Address: Apartado 1139

2771-901 Paço de Arcos

  LINKS  

DGPM_Negativo (1).png

EMEPC - Portuguese Task Group for the Extension of the Continental Shelf  © All rights reserved, 2019