URL

Nome: MONK SEAL
Escolas: Escola Básica da Torre e Escola Básica Bartolomeu Perestrelo

Segue o MONK SEAL no website do Educational Passages.
Segue o MONK SEAL no website da NOAA.
Vê o estado do vento e das correntes e tenta prevêr a rota do MONK SEAL

A Madeira participou no “Leva Portugal ao Mundo”, através do barco MONK SEAL.

Este pequeno veleiro ficou a cargo de alunos da Escola Básica da Torre (Câmara de Lobos) e da Escola Básica Bartolomeu Perestrelo (Funchal), que o decoraram com motivos regionais que levassem um pouco da “pérola do Atlântico” ao outro lado do Oceano.

O nome escolhido foi MONK SEAL, uma referência à foca-monge que podemos encontrar nas ilhas Desertas.

O MONK SEAL foi lançado no Oceano no dia 5 de Dezembro, num evento que contou com a colaboração da Estação de Biologia Marinha do Funchal, do Comando de Zona Marítima da Madeira, da Marinha Portuguesa e do Instituto de Socorros a Náufragos.

Os alunos que participaram no projeto embarcaram a bordo do NRP Cuanza, para o lançamento do MONK SEAL nas águas do Atlântico.

Acontece que o MONK SEAL não se quis despedir da Madeira tão cedo. Navegou à volta da ilha e foi encalhar junto à Ponta do Castelo em São Lourenço. Com o decisivo apoio da Estação de Biologia Marinha do Funchal e da Marinha, foi possível recuperar o veleiro e prepará-lo para novo lançamento.

O dia 18 de janeiro de 2017 marcou novo lançamento do MONK SEAL, que volta agora ao mar na expetativa que se afaste definitivamente do arquipélago madeirense.

Este foi um de três veleiros portugueses a ser lançado ao mar no âmbito do projeto da EMEPC “Leva Portugal ao Mundo”. O seu lançamento integrou-se numa regata internacional promovida pelo projeto educativo norte-americano Educational Passages, em que vários países do Arco Atlântico participaram. Na Madeira, o projeto foi coordenado pela Estação de Biologia Marinha do Funchal.

 

 

logo composto emepc kit

ISTISR

maretec logo lr

bartolomeu

Logo TORRE

funchal

clube naval

FaLang translation system by Faboba

Contactos


Telefone: +351 213 004 165

Fax: +351 213 905 225

Informações sobre o

Projeto de Extensão da Plataforma Continental:

Email: info@emepc.mam.gov.pt

Morada: Rua Costa Pinto, N.º 165

2770-047 Paço de Arcos - Portugal

Morada Postal: Apartado 1139

2771-901 Paço de Arcos 

Siga-nos