URL

Descrição

A Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, além da sua missão de preparar a proposta portuguesa de extensão da plataforma continental para além das 200 milhas marítimas, no quadro da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, tem desenvolvido outros projetos, entre os quais o Projeto M@rBis.

O Projeto M@rBis visa identificar e colmatar lacunas de informação respeitantes à biodiversidade marinha nacional e desenvolver o sistema nacional de informação georreferenciada para a biodiversidade marinha M@rBis, com vista a servir de ferramenta de apoio à decisão no processo nacional de extensão da Rede Natura 2000 ao meio marinho.

Neste sentido, em áreas para as quais foram identificadas lacunas de informação a EMEPC empreendeu, até à data, 6 expedições com o intuito de mapear e inventariar a biodiversidade marinha, testando a estrutura de dados do sistema M@rBis.

As Exposições

Com o propósito de promover o conhecimento da biodiversidade marinha portuguesa, a EMEPC dá-lhe a oportunidade de requisitar exposições de material fotográfico composto por mais de 40 fotografias referentes às campanhas EMEPC/M@rBis, para expor em espaços destinados à promoção de eventos culturais, sociais e pedagógicos relacionados com o Mar e com o objetivo de divulgar a Biodiversidade Marinha Nacional.

A EMEPC possui duas exposições diferentes, cada uma delas adequada a locais de exposição com características diferentes. A cedência da exposição mais adequada depende do local e das condições do mesmo, e será avaliada em conjunto com a entidade requisitante.

Requisição

Se desejar proceder à requisição da exposição, leia e preencha o acordo de utilização e a ficha de inscrição, envie-os para info@emepc.mm.gov.pt e aguarde o nosso contacto para se proceder à calendarização da cedência da exposição.

Consulte aqui:

Acordo de Utilização

Ficha de Inscrição

Mais Informações sobre as Campanhas EMEPC/M@rBis disponíveis no Menu do projeto M@rBis

 

Detalhes 

A Exposição A é constituída por cerca de 40 quadros de cartão correspondentes às campanhas EMEPC/M@rBis de 2010 a 2015. Os Quadros possuem legendas informativas do tipo "Sabias que".

A Exposição B é constituída por 40 quadros de tela e moldura de metal correspondentes às campanhas EMEPC/M@rBis de 2010 a 2012. Os Quadros possuem legendas informativas do tipo "Sabias que".

Ambas as exposições têm catálogo que pode ser disponibilizado online ou em formato digital para impressão, bem como um vídeo de 45 minutos com mais imagens que podem ser projetadas.

 

capa catalogo B

 

Exposições já realizadas

View the embedded image gallery online at:
http://www.emepc.pt/pt/exposicao-de-imagens#sigFreeIdd4453e0813

As campanhas

 

Campanhas EMEPC no âmbito do Projeto M@rBis entre 2010 a 2015

2015 Campanhas Marbis port

 

O Projeto M@rBis contempla, em paralelo, a execução de campanhas oceanográficas que permitem colmatar as lacunas de conhecimento identificadas no que respeita à biodiversidade marinha nacional. Realizadas anualmente, ocorreram já seis campanhas dedicadas: a campanha EMEPC/M@rBis/Selvagens2010, nas Ilhas Selvagens do Arquipélago da Madeira; a campanha EMAM/PEPC_M@rBis/2011, na Ilha de Porto Santo e nas Ilhas Desertas do Arquipélago da Madeira e nos Ilhéus das Formigas do Arquipélago dos Açores; a campanha EMEPC/M@rBis/Berlengas2012, que decorreu no Arquipélago das Berlengas; a campanha EMEPC/M@rBis/Algarve2013, ao longo da costa sul do Algarve; a campanha EMEPC/M@rBis/Arrábida2014, na área de Sesimbra-Cabo Espichel; e, por último, a campanha EMEPC/M@rBis2015 ao largo da área Lisboa-Oeiras-Cascais.

     
 campanhas marbis2012  campanhas marbis2011  campanhas marbis2010
FaLang translation system by Faboba

Contactos


Telefone: +351 213 004 165

Fax: +351 213 905 225

Informações sobre o

Projeto de Extensão da Plataforma Continental:

Email: info@emepc.mam.gov.pt

Morada: Rua Costa Pinto, N.º 165

2770-047 Paço de Arcos - Portugal

Morada Postal: Apartado 1139

2771-901 Paço de Arcos 

Siga-nos