URL

Dia Europeu do Mar

20 Maio

Dia do mar   Todos os  anos é  escolhida  uma  cidade  europeia  para acolher os  altos representantes  da Europa

   política  e  discutir as questões  marítimas. Lisboa receberá  a comitiva europeia em 2019. Em 2017 o

   dia  celebrou-se em  Poole, no  Reino Unido, em  2018  em  Burgas, na Bulgária e, por fim, em   2019

   será realizado em Portugal.

   

Dia Mundial dos Oceanos

8 Junho

downloadOs Oceanos cobrem dois terços da superfície da Terra e por meio da interacção com a atmosfera, litosfera e biosfera desempenham um papel importante na configuração das condições climáticas que tornam a vida possível no nosso planeta. Os oceanos não são somente o habitat de um vasto número de plantas e animais, mas também fornecem comida, energia e múltiplos recursos aos seres humanos. Em 1992 durante a conferência «RIO 92» foi estabelecida a data de 8 de Junho como o Dia dos Oceanos. Em 1994 a comunidade internacional deu um passo importante para a protecção dos oceanos, particularmente através de um decreto oficial da Convenção das Nações Unidas para o Direito do Mar. Um dos principais assuntos, além da preservação da fauna e da flora, é a protecção das populações de algumas espécies como o atum, tubarão, peixe espada e merlin.

 

Dia Mundial do Mar

28 Setembro

dia mundial do marTodos os anos, a Organização Marítima Internacional (IMO) celebra o Dia Mundial do Mar. O Dia foi criado pelo Conselho de Administração da Organização Marítima Internacional e comemorado pela primeira vez a 17 de Março de 1978, durante a Convenção da Organização Marítima Consultiva Intergovernamental (IMCO). Actualmente, a comemoração decorre na última semana de Setembro. O dia exacto em que é celebrado é, contudo, da responsabilidade de cada Governo. Esta data é destinada a chamar a atenção para a importância da navegação segura, da segurança marítima e do ambiente marinho e para enfatizar o trabalho da Organização Marítima Internacional.

 

Dia Nacional do Mar

16 de Novembro

banner dianacionalEm 16 de Novembro de 1994 entrou em vigor a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM) que estabeleceu um novo quadro jurídico para o direito do mar. Ao ratificar a CNUDM, a 14 de Outubro de 1997, Portugal assumiu responsabilidades numa das áreas marítimas mais extensas da Europa, e a maior da União Europeia, com uma dimensão 18 vezes superior ao território nacional. Em 1998, o dia 16 de Novembro foi institucionalizado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 83/1998, de 10 de Julho, como o Dia Nacional do Mar. A comemoração deste dia engloba um vasto conjunto de iniciativas de âmbito nacional, regional e local, que incluem diversas actividades de natureza cultural, desportiva, cientifica, etc. Estas actividades envolvem vários ministérios e outras entidades públicas e privadas ligadas ao mar.

FaLang translation system by Faboba

Publicações

Contactos


Telefone: +351 213 004 165

Fax: +351 213 905 225

Informações sobre o

Projeto de Extensão da Plataforma Continental:

Email: info@emepc.mm.gov.pt

Morada: Rua Costa Pinto, N.º 165

2770-047 Paço de Arcos - Portugal

Morada Postal: Apartado 1139

2771-901 Paço de Arcos 

Siga-nos