URL

cartazcampanha3 

A EMEPC realiza, pelo sexto ano consecutivo, uma campanha oceanográfica no âmbito do Projeto M@rBis.
A Campanha EMEPC/M@rBis2015 vai decorrer entre os dias 25 de maio e 5 de junho, integrando as atividades da Semana Azul. O principal objetivo consiste na caracterização da biodiversidade marinha da zona Lisboa-Oeiras-Cascais, até ao Cabo da Roca.
Tal como nas campanhas anteriores, o NTM "Creoula" constituirá a base das operações científicas. Com origem no "Creoula" irão partir as várias equipas de mergulhadores científicos que, até aos 30m de profundidade, vão cartografar, amostrar, fotografar e filmar a biodiversidade marinha dos sítios de interesse. As amostras recolhidas serão seguidamente triadas, analisadas, identificadas e catalogadas a bordo, num verdadeiro laboratório de campanha que é montado no navio. Posteriormente, toda a informação adquirida será introduzida no sistema M@rBis. De assinalar a integração nas operações do "Blaus VII", o veleiro da Escola Naval, que já participou na campanha de 2014.
Será também feito o levantamento da biodiversidade do intertidal (área entre marés) da Zona de Interesse Biofísico das Avencas até à plataforma da Parede. Saliente-se também a caracterização das espécies não-indígenas existentes na área de estudo que será efetuada no âmbito do Projeto BioMar PT (financiamento EEA Grants), do qual a EMEPC é parceira. De destacar ainda as várias operações de arqueologia submarina que estão planeadas, a realizar no âmbito do Projeto de Carta Arqueológica Subaquática do Concelho de Cascais.
A Campanha EMEPC/M@rBis2015 conta com a colaboração de vários investigadores provenientes de instituições nacionais e estrangeiras, realizando vários trabalhos relacionados com os seus próprios projetos científicos. Participam também estudantes de vários graus de ensino, desde alunos do secundário a alunos de doutoramento. O contributo de cada um é a garantia do sucesso da expedição!


URL

cartazcampanha1


URL

cartazcampanha1

FaLang translation system by Faboba

Contactos


Telefone: +351 213 004 165

Fax: +351 213 905 225

Informações sobre o

Projeto de Extensão da Plataforma Continental:

Email: info@emepc.mam.gov.pt

Morada: Rua Costa Pinto, N.º 165

2770-047 Paço de Arcos - Portugal

Morada Postal: Apartado 1139

2771-901 Paço de Arcos 

Siga-nos