URL

Campanha Oceanográfica EMEPC/M@rBis/Berlengas2012

No próximo dia 17 de setembro dar-se-á início a uma nova expedição oceanográfica realizada pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC). A Campanha EMEPC/M@rBis/Berlengas2012 terá como destino o Arquipélago das Berlengas e contará com cerca de oitenta participantes, sendo que, para além da equipa EMEPC, dezenas de investigadores e especialistas de diversas áreas, assim como estudantes, estarão a bordo do N.T.M. “Creoula” até ao dia 30 de setembro, data em que termina a expedição. Estarão ainda envolvidas diversas Universidades, Centros de Investigação e Laboratórios Associados, nacionais e internacionais.

A Campanha EMEPC/M@rBis/Berlengas2012 tem como principal objetivo a cartografia e caracterização de espécies e habitats marinhos da área envolvente das Ilhas Berlengas, de modo a colmatar as lacunas de informação identificadas para a informação marinha do local. Os dados recolhidos através de censos visuais, registo de imagem e amostragem serão carregados no sistema M@rBis, permitindo armazenar informação detalhada da biodiversidade existente nas áreas em estudo para posterior utilização pela comunidade científica. O M@rBis é um sistema de informação georeferenciada da biodiversidade marinha nacional, com vista a fornecer as informações necessárias ao cumprimento dos compromissos nacionais relativos ao processo da União Europeia de extensão da Rede Natura 2000 ao meio marinho, nas águas sob jurisdição portuguesa.

A Campanha EMEPC/M@rBis/Berlengas2012 vai contar também com a participação de doze alunos do ensino secundário vencedores do primeiro prémio do Concurso Kit do Mar 2012, que serão integrados nos trabalhos científicos e atividades de marinharia a realizar a bordo.

O Projeto de Extensão da Plataforma Continental prevê o alargamento dos limites da plataforma continental portuguesa para lá das 200 milhas marítimas. O objetivo passa por alargar o espaço marítimo sob jurisdição nacional de 1.712.000 km² para mais do dobro da área. A proposta portuguesa já foi submetida à Comissão de Limites da Plataforma Continental, que funciona junto das Nações Unidas, em 11 de maio de 2009, e deverá ser avaliada na segunda metade da presente década. Os trabalhos que estão a ser desenvolvidos pela EMEPC de continuação de recolha de dados têm por objetivo o enriquecimento da proposta portuguesa, no sentido de fortalecer a respetiva fundamentação e eventualmente justificar o aumento da área a estender.

 

©Bruno Ribeiro

FaLang translation system by Faboba

Contactos


Telefone: +351 213 004 165

Fax: +351 213 905 225

Informações sobre o

Projeto de Extensão da Plataforma Continental:

Email: info@emepc.mm.gov.pt

Morada: Rua Costa Pinto, N.º 165

2770-047 Paço de Arcos - Portugal

Morada Postal: Apartado 1139

2771-901 Paço de Arcos 

Siga-nos