URL

Manuel Pinto Abreu

Secretário de Estado do Mar                                                       

Manuel Pinto de Abreu.jpg

 

O que é que o Mar significa para ti?

Para mim o mar é Portugal. E acho que é o significado que tem o mar. Aliás é esse que está expresso naquilo que temos estado a tentar construir, que é o novo mapa, dizendo que Portugal é mar. Portanto está tudo dito! Ao nível pessoal o mar dá-me uma tranquilidade absoluta. Dá-me uma tranquilidade absoluta até porque quando olho para o mar vejo que é algo que pode trazer e permitir a Portugal um grande desenvolvimento e um bem-estar acrescido a todos os Portugueses, portanto, ainda mais tranquilidade me dá!

 


URL

Frederico Dias

Coordenador da Campanha                                                                 

Frederico Dias.jpg

 

O que é que o Mar significa para ti?

O mar para mim significa muita coisa. Por um lado é actualmente e de forma directa a minha área de trabalho; e como tal isso é uma componente muito importante, ainda por cima porque esta área de trabalho é suficientemente vasta porque vai desde a biologia marinha, em parte o que nos traz aqui nesta campanha, mas também ainda ligada a esta campanha a parte de sistemas de informação geográfica, que é no fundo o sistema M@rbis onde toda a informação da campanha é carregada mas depois também no âmbito de outros trabalhos, na estrutura de missão, como nós somos poucos todos temos de trabalhar em tudo e portanto toda a componente de extensão da plataforma continental em que ai também envolvo várias disciplinas, da geologia, à geofísica, o direito internacional, e portanto não sendo eu, por exemplo, um jurista no entanto tenho de saber coisas sobre isso e vice-versa, os juristas por exemplo têm de saber a parte cientifica. Depois portanto, para além da componente profissional e que além de me absorver muito tempo também absorve muito do meu interesse, obviamente, adoro este trabalho ligado ao mar, também há a componente cultural, por exemplo em termos literários, há obras-primas da literatura universal ligadas ao mar, um livro enfim que me vem à cabeça, aliás de alguma maneira ligado ao contexto daqui do Creoula é o Moby Dick, que é um livro belíssimo mas também toda a componente da história, não só Portugal obviamente tem uma história muito ligada ao mar e portanto de alguma maneira a partir da dinastia de Avis ou antes, Portugal basicamente tornou-se uma nação marítima. E portanto há essa componente histórica e obviamente a componente lúdica onde mais uma vez, nós Portugueses provavelmente quase todos desde pequeninos que passamos férias na praia portanto com esta ligação fantástica ao mar que nós temos. 

 

URL

Estibaliz Berecibar

Coordenação da Campanha, Equipa de Mergulho e identificação de espécies 

Estibaliz Berecibar.jpg

 

O que é que o Mar significa para ti?

A minha profissão. O meu hobby. Sítio de relaxe. Bom para tirar o stress. Foi o meu laboratório de trabalho durante muitos anos, durante o meu doutoramento na universidade do Algarve, e fiquei apaixonada pelo mar em Portugal e pronto! É o meu escape! A minha vida está em terra, num trabalho, num gabinete e a minha casa e a minha família, e o mar e o mergulho é uma coisa à parte só minha, que foi o meu estudo e o meu doutoramento, o meu tempo livre! (Risos)
 

URL

Mónica Albuquerque

Coordenação da Campanha, Logística e identificação de espécies

Monica Albuquerque.jpg

 

O que é que o Mar significa para ti?

A minha ligação ao mar começou muito cedo, primeiro porque a família do meu pai é de uma ilha e portanto sempre vivemos com o mar à volta e desde pequena que o meu avô me cantava canções do mar! Portanto a minha ligação ao mar e às ilhas sempre foi muito grande. Dai comecei a desenvolver a paixão pelo mar e pela biologia marinha que me levou até ao percurso de hoje. Já vou na décima primeira campanha científica e a minha área de interesse na biologia também se dirigiu para a área marinha obviamente e mais dedicada aos moluscos marinhos. Portanto a ligação já vem de longe. E pronto, é uma ligação muito forte, e que me trás cá todos os anos, mesmo enjoando muito nos primeiros anos. Agora já não, já me habituei. (Risos) E pronto, é isso!

 

URL

Inês Tojeira

Coordenação da Campanha, Equipa de mergulho e identificação de espécies

Ines Tojeira.jpg

 

O que é que o Mar significa para ti?

É o meu trabalho e sempre foi aquilo que eu gostei de fazer. Sempre tive uma grande atracção pelo mar, e depois ingressei para a parte da biologia marinha e sempre quis que a minha profissão tivesse ligada ao mar, e isso significa tudo! Portanto, é o meu trabalho, é o meu lazer também porque é um sítio onde eu gosto de estar de férias e enfim, é a minha vida, acho eu! (Risos)
 

URL

Nuno Vasco Rodrigues

Logística de mergulho, fotógrafo subaquático identificação de espécies

Nuno Vasco Rodrigues.jpg

O que é que o Mar significa para ti?

O mar ultrapassa-me. Vai muito para além de uma questão profissional. É algo que me fascinou desde muito miúdo, comecei desde muito pequeno a chapinhar nas poças de maré e à procura de bicharada nos Verões do Algarve e depois a partir dai foi um vicio que se foi tornando cada vez mais forte, até que acabei por enveredar pela carreira de biologia marinha, que de resto, nunca me imaginei a fazer outra coisa a não ser, ser biólogo marinho e pronto e aqui estou hoje! Felizmente a fazer o que mais gosto!
 

URL

Ana Castanheira

Logística e equipa de mergulho

Ana Cristina Castanheira.jpg

 

O que é que o Mar significa para ti?

 O mar para mim é um escape. Completamente! É sair de um dia mau de trabalho e se puder, até basta ir à praia, e fico logo curada! Cinco minutos, é óptimo! E o mergulho então, eu que faço fotografia, óptimo! Deixem-me estar, só tenho pena de não ter ligação directa cá a cima para eu respirar e estar ali, é óptimo! E recomendo a toda a gente o mergulho. Espero que haja mais campanhas!


URL

Pedro Madureira

Coordenador EMEPC

Pedro Madureira.jpg

O que é que o Mar significa para ti?

O significado que o mar tem para mim...bem, quer dizer, tem um pessoal que eu sempre cresci ao pé do mar apesar de agora de há dezasseis ou dezassete anos viver em Évora e portanto mais afastado do mar, mas sempre vivi junto do mar e portanto tem o seu significado pessoal, desde sempre que faz parte da minha cultura, faz parte da minha personalidade. Do ponto de vista institucional, é o nosso país, e o nosso país Portugal é mar. Aquele mapa que nós fizemos sair este ano para todas as escolas é de facto aquilo que nós pensamos sobre a importância que o mar pode ter para Portugal, é porque grande parte, a maior parte do nosso território na verdade encontra-se no fundo desta coluna de água. O significado pessoal é, sei lá, é tudo! Esta saudade que nós temos de estar próximo do mar, quando não podemos estar ao pé dele, é o mar que muitas vezes é o nosso conselheiro, é o mar que nos percebe, é com o mar que nós desabafamos. Sinto tranquilidade quando olho para o mar; se o mar tiver como hoje, se o mar tiver agitado e se tivermos dentro de um navio como este ano a apanhar mar com ondas de sete metros às vezes também sou capaz de falar mal dele. (Risos) Mas de um modo geral gosto muito do mar. Hoje está um dia absolutamente fascinante!

 
 
 

URL

Bernardo Mata

Comunicação e Divulgação

Bernardo Mata.jpg

 

O que é que o Mar significa para ti?

Para mim o mar significa em primeiro lugar trabalho, porque trabalho ligado ao mar, há quatro anos e de um ponto de vista mais histórico, o mar significa passado e o futuro. Passado pela época das descobertas em Portugal passou sempre pelo mar. Futuro, devido à expansão da plataforma continental Portuguesa que nos vai permitir ter um território onde noventa e sete por cento será área submersa, o que abre grandes potencialidades tal como grandes oportunidades para o nosso país.

 

URL

Lia Godinho

Oceanografia

Lia Pinheiro Godinho.jpg

O que é que o Mar significa para ti?

O que é que o mar significa para mim... É uma boa pergunta! O mar é um mundo! É um mundo! É! Acho que sim. É um mundo por explorar ainda. Acho que ainda está muito por explorar. Quando olho para o mar sinto calma! Muita calma, sim.


URL

Silvia Tavares

Oceanografia

Silvia Marques Tavares.jpg

O que é que o Mar significa para ti?

Casa! É a minha resposta. (risos) É isso! Significa calma, significa abrigo, é isso. E descoberta! Sim. Neste momento sinto serenidade, o mar transmite-me sempre alguma calma; tranquilidade mas ao mesmo tempo vontade de saltar lá para dentro e de descobrir o que é que se passa lá em baixo.

 
 
 
 
 

URL

António Calado

Skipper e Piloto ROV

Antonio Calado.jpg

O que é que o Mar significa para ti?

É um desafio constante! E como felizmente faço algumas coisas diversificadas no mar, são várias áreas de desafio e acho que é isso o que me cativa mais, é, cada vez que vimos para o mar as condições são diferentes, os objectivos são diferentes, os desafios são diferentes e dá-me um prazer enorme saber que normalmente também trabalhamos com equipas bastante boas e conseguimos superar esses desafios. Quando olho para o mar sinto-me bem, já estou no mar há um tempo, como profissão inclusive, portanto sinto-me completamente em casa no mar.


URL

Andreia Afonso

Skipper e Piloto ROV

Andreia Afonso.jpg

O que é que o Mar significa para ti?

Neste momento o meu trabalho, (risos) mas mais que isso é poder sonhar todos os dias um bocadinho com o trabalho que eu faço. Que é cada vez que mergulho o ROV no mar, saber que vou descobrir todos os dias coisas novas. Saber que não sei o que é que vou encontrar, que vou encontrar desafios diferentes. E aqui neste momento também significa poder conhecer pessoas novas que se juntaram para esta missão. Obrigada!


URL

Luís Bernardes

Skipper e Piloto ROV

Luis Bernardes.jpg

O que é que o Mar significa para ti?

Energia. O mar é energia, transmite-nos energia, é energia, ou seja: Passa energia por ele, dá energia a tudo, é um motor brutal, tanto a nível climático, como a nível económico, portanto é um grande motor que nos move e que move a vida!

 
 

URL

José Nuno Gomes Pereira

Skipper e Piloto ROV

Jose Nuno Gomes Pereira.jpg

 

O que é que o Mar significa para ti?

Muita coisa. Um estilo de vida, uma paixão, uma coisa que aproxima, que atrai. E muitos ponto de interrogação. Um local de descoberta!


 


URL

José Tourais

Coordenador de mergulho                            

Jose Tourais.jpg

O que é que o Mar significa para ti?

O mar faz parte um bocadinho da minha vida. Desde cedo sempre estive ligado e profissionalmente estou ligado e portanto ainda hoje costumo dizer que me divirto no mar, porque sou daquelas pessoas que faz o que gosta, portanto para mim é uma parte muito importante. Eu sinto-o quase a minha casa. Todos os dias estou no mar, portanto é quase a minha casa! Eu acho que é fundamental, a gente estar num meio em que se sente em casa; quando estamos bem, quando aquilo faz parte da nossa vida, quando é natural e é isso que eu sinto!


URL

Athila Bertoncini

Equipa de mergulho, Fotógrafo subaquático

Athila Bertoncini.jpg

O que é que o Mar significa para ti?

O mar é para mim a grande escola. Fui conhecer o mar desde pequeno, tinha o hábito de veranear num balneário, então sempre tive em contacto com o mar, com a pescaria, né? Aprendi a pescar desde pequeno com o meu avô e foi em determinado momento que eu consegui juntar uma paixão que era fotografia com uma outra aptidão que seria o mergulho e quando essas duas aptidões se casaram a essas vontades o resultado é cada vez mais uma paixão que cresce a cada mergulho, a cada emersão, a cada local novo que a gente vai descobrindo e... Essa é a ideia, mais ou menos né? Principalmente, hoje em dia, está muito mais voltado para essa parte documental então pela formação em oceanografia que eu tive, me especializei em zoologia e em ecologia, então isso ai colabora muito para conhecer um pouco mais os organismos, como registar eles, onde encontrar eles, conhecer um pouco mais dos hábitos deles e apesar de toda a evolução do mergulho e da fotografia e vídeo, a gente ainda tem uma carência muito grande assim de imagens de registo de certos organismos que a gente só tem desenhos, organismos que são pouco avistados. A ideia então é estar constantemente documentando essa vida às vezes de uma maneira mais diferente de conseguir chamar a atenção para determinado organismo. Cada vez que olho para o mar sinto uma vontade de estar lá nele! (Risos) Se pudesse viver no mar, né? Viver num veleiro, estar sempre a bordo e em constante contacto eu preferia muito mais do que viver numa cidade e estar enfrentando fila de banco, trânsito, então quando ´cê chega no mar, parece que esses problemas todos, essas demandas, elas meio que desaparecem e você está ali em contacto com a natureza. (Inspira com força e sorri.) 

 
 

URL

Maíra Borgonha

Equipa de mergulho                             

Maira Borgonha.jpg

 

O que é que o Mar significa para ti?

Essa é uma pergunta bem bacana, porque significa muita coisa! Eu acho que o mar transformou a minha vida. Desde a escolha da profissão, a todas as coisas que vieram depois disso! Todas as vontades, todos os desejos, todos os sonhos e as coisas que são concretizadas vêm pelo mar. É desde ser inspirada quando era criança pelos documentários, muitos deles da Nat Geo ou do Jacques Cousteau e ai desejar estar no mar, desejar compartilhar, ver o que é que tinha em baixo de água, até efectivamente conseguir fazer isso que foram sei lá, quinze, vinte anos depois e ai eu não queria ficar mais longe e transformou a minha vida! E hoje tudo o que eu faço, o que eu vivo, o que eu planejo, com o meu companheiro, com a minha família ou para mim mesma, tem a ver com o mar. Já não consigo viver sem ele! (Risos) Quando olho para o mar... É uma coisa interessante, porque é como se eu não conseguisse acreditar. Porque o mar é movimento, é, o mar é uma coisa que nunca, nunca ele se repete. Se você olha para uma montanha ela está lá daquele jeito e ela pode continuar durante milhares de anos daquele jeito, o mar cada olhar é único. Ele nunca vai estar igual. Agora ele está calmo, daqui a pouco ele pode crescer, então é uma coisa muito, muito fantástica e difícil de acreditar, porque ele é ao mesmo tempo estático, mas ele é um movimento constante. Então isso é, eu acho que é isso que eu sinto. Me deleito em ver essa mudança muito frequente dele.

 
 

URL

Javier Souto

Equipa de mergulho, especialista de briozoários

Javier Souto.jpg

 

O que é que o Mar significa para ti?

Bueno, o mar é...! (Risos) Eu estou mui vinculado ao mar dende rapaz, dende pequeno, porque sempre tive muita relacion con o mar, con mergulho e con actividades diversas e agora mesmo o meu medio de vida como quen di ainda que tengo como punto de vista la biologia, é una parte muy importante da minha vida! (Risos) O que sinto quando miro o mar? Eu sinto-me muy a gusto estando aqui embarcado, mirando para o mar, horizontes, muito ilimite, non se, sinto una sensacion melhor de liberdade! (Risos)


URL

Rúben Pinho

Equipa de mergulho                                   

Ruben Pinho.jpg

O que é que o Mar significa para ti?

O mar significa muito para mim, porque desde pequeno que sempre cresci associado ao mar por questões familiares, também, e escolhi o mar como profissão e tenho vindo a trabalhar associado ao mar portanto significa muito para mim. Faz parte da minha vida desde pequeno portanto é difícil de explicar o que sinto quando olho para o mar, porque é difícil de imaginar como tudo seria se não fosse assim. Faz parte de mim! É difícil de explicar porque é tudo, é um trabalho, é um escape, é um passatempo, é tudo!

 
FaLang translation system by Faboba

Contactos


Telefone: +351 213 004 165

Fax: +351 213 905 225

Informações sobre o

Projeto de Extensão da Plataforma Continental:

Email: info@emepc.mam.gov.pt

Morada: Rua Costa Pinto, N.º 165

2770-047 Paço de Arcos - Portugal

Morada Postal: Apartado 1139

2771-901 Paço de Arcos 

Siga-nos